Leandro Assis e Triscila Oliveira são os criadores de Os Santos, série de quadrinhos que é um sucesso nas redes sociais. A obra trata de questões sociais e políticas do Brasil, com personagens cativantes e que prendem a atenção do leitor.
Porém, a união dessas duas mentes aconteceu ao acaso, as publicações de Leandro mostravam um lado duro da realidade de muitos brasileiros. Dessa maneira foi que a tirinha chegou até Triscila, que ao se identificar com a intitulada “manteiga” comentou na postagem e foi convidada a se juntar como escritora da série.
A webcomic Os Santos começou a ser publicada no final do ano de 2019, com um forte posicionamento político, mas foi interrompida por causa da pandemia. Então, no seu lugar, entrou a série de “Confinada” que teve como protagonista Ju, uma empregada doméstica e também Fran Clemente, uma digital influencer.
Quando a tirinha Os Santos voltou, o foco foi nas personagens Edilsa e Didi, que após terem sido usadas como laranja em um esquema da família de Liege ambas ressurgem com um plano mirabolante. Usam o dinheiro para abrir uma doceria e impulsionar a carreira de Didi, que agora é dona de uma loja de brigadeiros, a Cafuné.
Confinada
A versão impressa “Confinada” foi lançada em 2021 e fez o maior sucesso, abrindo espaço para que Os Santos também ganhasse a versão impressa. Ambas são tirinhas de humor ácido e que mostram a realidade de muitos brasileiros e, além disso, faz uma dura crítica ao comportamento racista e desigual dos brasileiros.
Com o acerto nas redes sociais, Leandro e Triscila foram capazes de apresentar um novo ponto de vista, sob o olhar do subúrbio. Assim, mostram um pouco da realidade de pessoas “invisíveis” mas que trabalham para servir diversas famílias.
O livro “Os Santos” já está na pré-venda e até o dia 07/11 comprando o exemplar você irá ganhar um pôster exclusivo. Então, você que é fã dos personagens de Leandro Assis e Triscila Oliveira já pode adquirir sua cópia em vários sites virtuais ou no da editora Todavia. Por fim, os fãs já aguardam super ansiosos por mais este livro que, assim como “Confinada”, será um sucesso!
Sobre os autores:
Leandro Assis, chargista da Folha e também roteirista, durante a pandemia obteve sucesso absoluto com a sua tirinha “Confinada” e como roteirista destaca-se por trabalhos em séries como A Mulher Invisível (TV Globo) e Magnífica 70 (HBO).
Triscila Oliveira é chargista da Folha, é também ativista contra a desigualdade social e ao racismo.
LEIA MAIS: Maníaco de Nova York: HQ explora narrativa surpreendente
Redator em experiência sob supervisão de Maria Eduarda.
Atualizada em 19/10/2023 às 13:57