O Oscar 2024 vem aí e, com ele, a categoria de Melhor Design de Produção. Neste ano, estão concorrendo pela estatueta as produções de Barbie, Assassinos da Lua das Flores, Napoleão, Oppenheimer e Pobres Criaturas. Mas, o que isso significa?

No total, a premiação do Oscar tem 23 categorias, as quais valorizam um aspecto específico das produções. Entre elas, estão Melhor Figurino, Melhor Fotografia e Melhor Cabelo e Maquiagem em relação à estética, nas quais os filmes com Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone, Emma Stone e Cillian Murphy também participam. No entanto, a categoria de Melhor Design de Produção é aquela que, além das estéticas de figurino, maquiagem e cabelo, também engloba outros aspectos técnicos que não se encaixam nestas.

Assassinos da Lua das Flores, com Leonardo DiCaprio (Paramount Pictures), Pobres Criaturas, com Emma Stone (Searchlight Pictures) e Oppenheimer, com Cillian Murphy (Universal)
Assassinos da Lua das Flores, com Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone (Paramount Pictures), Pobres Criaturas, com Emma Stone (Searchlight Pictures) e Oppenheimer, com Cillian Murphy (Universal)

Minuciosidade no design de produção

Assim, a área de design de produção abraça todo o trabalho visual ou estética de um filme. Dessa maneira, o trabalho de design de produção é responsável pela criação visual do universo cinematográfico, de maneira que cada item contribua para a narrativa e estética do longa. Aqui, são considerados a construção de cenário, disposição e escolha de de objetos visuais interessantes para as cenas e a iluminação.

Nesse sentido, essa categoria premia o profissional que trabalha com minuciosidade na definição e manutenção do estilo, período, ambientação e tom das cenas. Assim, é mantida a coerência para a montagem das cenas – o que, de maneira direta, interfere em várias outras categorias.

Diretor de Fotografia Robbie Ryan e Emma Stone no set de “Pobres Criaturas” Crédito Atsushi NishijimaSearchlight Pictures, indicado na categoria de Melhor Design de Produção
Diretor de Fotografia Robbie Ryan e Emma Stone no set de “Pobres Criaturas” Crédito Atsushi NishijimaSearchlight Pictures

Além disso, os profissionais indicados são avaliados em relação à questão orçamental. Isso porque eles precisam se atentar a fatores como tempo de cronograma, recursos financeiros e disponibilidade de recursos e restrições de uma produção. Ainda, claro, é necessário que o designer siga rigorosamente às diretrizes técnicas e padrões de qualidade estabelecidos para a produção audiovisual.

A categoria no Oscar

Assim como citado anteriormente, os indicados na categoria de Melhor Design de Produção na edição de 2024 do Oscar são Barbie, Assassinos da Lua das Flores, Napoleão, Oppenheimer e Pobres Criaturas. Curiosamente, são os mesmo cinco presentes nas indicações da categoria de Melhor Figurino – categoria que também abraça aspectos visuais, porém em menor escala.

Além disso, Assassinos da Lua das Flores, Oppenheimer e Pobres Criaturas também estão concorrendo na categoria de Melhor Fotografia, juntamente com El Conde e Maestro. Ainda, os filmes com Cillian Murphy e Emma Stone também concorrem na categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem, juntamente com Golda e A Sociedade da Neve.

Já no ano passado, o filme vencedor nesta categoria foi o Nada de Novo no Front, de direção de Edward Berger. A produção era de Edward Berger, Daniel Marc Dreifuss, Ian Stokell e Malte Grunert. Naquela edição, o filme também ganhou nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original.

Nada de Novo no Front. | Crédito: Netflix
Nada de Novo no Front. | Crédito: Netflix

Por fim, continue acompanhando o portal pelo site e pelas nossas redes sociais. Fique por dentro das novidades do mundo do entretenimento e da nossa cobertura completa do Oscar 2024, que acontecerá no próximo domingo, 10 de março.