Academia publicou a lista dos pré-indicados ao Oscar® 2026 e produções brasileiras estão em mais de 3 categorias

Com produções brasileiras pré-indicadas ao Oscar em 2026, a seleção final de indicados está prevista para dia 22 de janeiro. A lista dos pré-selecionados divulgada nesta terça-feira (16) apresenta os concorrentes em 12 categorias de reconhecimento e honra para o cinema. São elas: Curta-metragem de Animação, Elenco, Fotografia, Longa-metragem documentário, Curta-metragem documentário, Filme Internacional, Curta-Metragem de Documentário, Cabelo e Maquiagem, Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Som e Efeitos Visuais.

Assim, nascido de um jantar em 16 maio de 1929 no Roosevelt Hotel, em Hollywood, o Prêmio da Academia, conquistou notoriedade ao longo dos anos. A partir da ideia de reunir pessoas do meio e reconhecer talentos no cinema, ganhou comoção internacional e é televisionado em mais de 200 países. Entretanto, o envelope selado com o resultado de cada categoria veio a ser implementado em 1941 depois de um dos jornais para o qual mandava os resultados vazar a informação.

Histórico brasileiro no Oscar®

Na 98ª edição do Oscar, novas produções somam às passagens do cinema nacional pelo Oscar, com nomes de peso e revelações oscilando na proximidade com o prêmio. Assim como em 1945 com o filme Rio de Janeiro competindo por Melhor Canção Original e em 2025, com o longa Ainda Estou Aqui vencedor da categoria de Melhor Filme Internacional. Até então, a primeira estatueta do Brasil no Oscar.

Suas participações nesse tempo, entretanto, foram com indicações para coproduções, dentre elas Raoni (1979) e Orfeu Negro (1960). Este último, vencedor como Melhor Filme Internacional, mas representando a França e não, o Brasil. E, também, com produções impactantes, como Cidade de Deus (2004), que recebeu quatro indicações: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

Produções brasileiras pré-indicadas para o Oscar® 2026

Citado nas categorias Melhor Filme Internacional, Melhor Escalação de Elenco, Melhor Documentário, Melhor Fotografia e Melhor Curta-Metragem, o Brasil entra com 5 pré-indicados para 2026. Abaixo, conheça as produções escaladas para o prêmio:

O Agente Secreto – Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco

Filme "O Agente Secreto"
Com as recentes vitórias, “O Agente Secreto” chega à marca de 26 prêmios conquistados. Crédito: Reprodução/Vitrine Filmes

Estrelado por Wagner Moura, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândida e outros grandes nomes, o lançamento de 2025 gira em torno de um professor em 1977, tentando fugir de seus segredos e da violência resultante deles, indo de São Paulo para Recife. Mas se vê espionado e menos confortável do que antes. O produtor responsável pelo elenco, então escalado para o prêmio, é Gabriel Domingues.

Apocalipse nos Trópicos – Melhor Documentário

Filme Apocalipse nos Trópicos foi pré-indicado ao Oscar de 2026
Crédito: Reprodução / IMDb

Estreia pelo 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza, articula sobre a influência do cristianismo evangélico na política do Brasil. Além disso, é dirigido por Petra Costa, membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 2018.

YANUNI – Melhor Documentário

Filme Yanuni foi pré-indicado ao Oscar de 2026
Crédito: Reprodução / IMDb

Coproduzido pela líder indígena Cacica Juma Xipaia, uma das principais representantes do povo Xipaya, e pelo ator Leonardo DiCaprio, o documentário acompanha a luta de Juma pela sobrevivência de sua comunidade e do filho que ela carrega no ventre. Ao longo de 112 minutos, a narrativa se desenvolve ao lado de seu marido, Hugo Loss, integrante das forças especiais.

Amarela – Melhor Curta-metragem

Melissa Uehara em Amarela
Melissa Uehara é Erika no curta “Amarela” de André Hayato Saito
Crédito: Divulgação

Dirigido pelo nipo-brasileiro André Hayato Saito, a obra se depara com as dificuldades de viver entre duas culturas e se identificar. Assim, acompanha a jovem Erika Oguihara (Melissa Uehara) em uma final da Copa do Mundo, que precisa lidar com sentimentos após passar por uma violência silenciosa.

Além das obras acima, uma produção estrangeira, Sonhos de Trem, se destaca por ter a direção de fotografia assinada pelo brasileiro Adolpho Veloso, profissional com 11 anos de carreira, que vem ganhando repercussão na imprensa internacional e figura na lista de pré-selecionados da categoria de Melhor Fotografia.

A cerimônia do Oscar® 2026 será realizada em 15 de março.

Imagem de capa: Reprodução / IMDb

Estagiária sob supervisão de Ana Clara Paiva