O autor Paulo Zsa Zsa lançou “Aconteceu com a Minha Filha“, uma obra impactante baseada em fatos reais. O autor, que usa um pseudônimo para proteger sua família, conta a história de sua filha de 12 anos, capturada pelo perigoso universo das redes sociais.

O livro então aprofunda a discussão sobre os riscos que crianças e adolescentes enfrentam na internet. Logo na primeira página, o leitor é confrontado com a frase: “Pai, eu surtei. Me interna, eu surtei. Preciso ser internada!”. A partir daí, a narrativa explora episódios de automutilação, isolamento e mudanças bruscas de comportamento.

A jovem, em busca de pertencimento, participava de desafios virtuais e foi gradualmente se afastando da realidade. O pai, diante da gravidade da situação, enfrentou sentimentos de culpa, raiva, impotência e medo, até decidir interná-la em uma clínica psiquiátrica. Para ajudar no processo de recuperação, ele também cortou completamente o acesso às telas.

O grito silencioso de uma filha

Segundo o autor: “Quando leio uma notícia de um adolescente vítima da internet, tenho mais certeza da importância desse alerta. Se meu livro puder evitar uma única tragédia, já terá cumprido seu propósito.”

Com contracapa assinada pelo pediatra Daniel Becker e pelo influenciador Felipe Neto, a obra então funciona como um forte alerta aos pais e responsáveis.

“É uma história do nosso tempo, e que precisa ser lida. Para que nossos filhos e filhas possam viver em paz, com saúde física e mental, aproveitando tudo de maravilhoso que o mundo real pode oferecer, e curtindo o ambiente digital de forma adequada e segura”, afirma o Dr. Daniel Becker.

Além disso, Paulo Zsa Zsa abriu mão dos direitos autorais e doa todo o valor arrecadado com esta edição ao Instituto Felipe Neto. Assim, o objetivo é apoiar projetos de educação midiática preventiva em escolas públicas de todo o país.