Com a chegada de Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre aos cinemas agora em novembro, muitos se perguntam: o que preciso saber para entender o novo filme do MCU?
Antes de tudo, a nova história do herói segue um novo rumo logo de cara, afinal, a trama visa não a jornada do herói, mas sim a busca por quem herdará o seu manto.
É isso que você leu mesmo: segundo a sinopse, o longa contará com o povo de Wakanda em luto pela morte do Rei T’Challa. Em meio ao luto, a Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje lutam para proteger a sua nação de potências mundiais.
Enquanto isso, os Wakandianos se esforçam para avançar com sua história, na qual os heróis devem unir-se a Nakia, integrantes dos Cães de Guerra e Everett Ross para descobrirem um novo futuro para o reino.
Como se já não bastasse, ao mesmo tempo, eles lidam com o ressurgir de um novo reino do fundo do mar, prometendo ou aliança ou guerra.
O que você precisa saber para o Pantera Negra 2?
Portanto, como você pode ver, o longa trará muitas informações e histórias.
Além dessas histórias todas, o longa dirigido por Ryan Coogle também passou por grandes dificuldades em sua produção, seja pelos adventos da pandemia do COVID-19 ou então por todas as mudanças da história devido ao falecimento de Chadwick Boseman.
A morte do Pantera Negra
Em 2020, o ator Chadwick Boseman, que interpreta T’Challa, faleceu devido à luta contra o câncer de cólon.
O ator manteve essa luta em segredo por um bom tempo, inclusive, da própria produção dos filmes. Segundo a Variety, o ator já lutava desde o tempo em que gravava o primeiro filme de Pantera Negra, em 2018.
Sua morte inesperada abalou diversos fãs do herói. E por isso, Kevin Feige preferiu garantir o legado do ator, de modo a não haver nenhum recast.
Portanto, agora, o novo filme do herói partirá da mesma premissa: a morte de T’Challa.
E agora? Não terá Pantera Negra no filme?
No MCU, T’Challa também faleceu (ainda não há informações de como irão abordar o acontecimento em si na história).
No entanto, a rica cultura de Wakanda tem suas próprias tradições. Dentre uma delas, é claro que na morte do rei, um novo deverá subir ao trono e, assim, o novo rei assumirá o manto do guardião de Wakanda.
Em outras palavras, no novo longa não teremos nem Chadwick nem T’Challa, mas o público ainda terá um Pantera Negra que assumirá o trono do país.
Mas logo, surge a pergunta: quem?
O futuro de Wakanda
Quem será o novo rei e Pantera Negra? Para responder a essa pergunta, somente o filme que vem aí.
No entanto, nas redes sociais, muitos fãs suspeitam principalmente de dois personagens: Shuri e Okoye. As suspeitas se dão principalmente por duas razões:
- Primeiramente, nos trailers, apresentaram o traje de vibranium sendo usado por uma mulher.
- Enquanto isso, nos quadrinhos, Shuri, irmã de T’Challa já assumiu o trono quando o próprio morreu.
Dessa maneira, o mais provável seja que Shuri assuma a coroa, apesar de Okoye ser uma das preferidas dos fãs a assumi-lo também.
Contudo, novamente, nada é confirmado, sendo assim, tais suspeitas são meros achismos e rumores dos fãs.
Por fim, vamos torcer para que o novo líder seja capaz de manter a ordem de Wakanda, assim como manter boas relações com o resto do mundo.
Pantera Negra, Wakanda e o Mundo: Antes e agora
Mudanças no mundo
Desde o primeiro filme, Wakanda já se destacou diante o resto do mundo.
Enquanto diversos países acreditavam que o reino era um país subdesenvolvido e atrasado socioeconomicamente (como foi apresentado em Capitão América: Guerra Civil), o país logo muda as perspectivas do globo ao final do primeiro filme solo do herói.
Ainda, vale lembrar que Wakanda foi o país responsável em conter as forças de invasão de Thanos (em Guerra Infinita), sendo capaz de demonstrar uma estratégia militar única, além de possuir um forte potencial bélico.
Apesar do estalo de Thanos ter apagado metade do universo, agora com o Blip, tal metade está de volta, o que gerou um caos na forma como o mundo havia se adequado (como visto em algumas séries da Marvel).
Portanto, com antigos olhos de volta e o mundo desequilibrado, é provável que Wakanda esteja nas miras de algumas superpotências.
Além de Wakanda
Agora, voltando a falar a respeito da troca de governos.
Mudanças políticas e de líderes, pode resultar em novos olhares pelo resto do mundo, principalmente dos outros líderes. Como o mundo reagirá a essa mudança? Bem, é outro mistério.
Porém, pode-se esperar divergências e até mesmo ataques. Isso porque nos trailers, novamente, são apresentados certa ação envolvendo ataques militares e tropas atirando nos heróis.
Agora, quem está por trás destes ataques? Bem, apesar de não haver certezas, acredita-se que pode ser o próprio Namor, o novo antagonista do filme, ou então um vilão atuando nas sombras.
A partir da segunda alternativa, muitos fãs acreditam que o longa pode ser a porta de entrada para um dos maiores vilões da Marvel: Victor Von Doom, vulgo Doutor Destino.
Vale lembrar que apesar dos rumores, a empresa de Von Doom já surgiu na Marvel através de easter-egg na série do Cavaleiro da Lua (2022). Contudo, se o vilão aparecerá agora ou não, é outro mistério.
Por outro lado, um vilão é certo: Namor. Mas afinal, quem é ele?
Namor, o príncipe submarino
Apesar de ser introduzido como antagonista, Namor é originalmente um personagem que navega entre o heroísmo e o “anti-heroísmo” (ora também pelas águas da vilanice).
Mas quem ele é?
Originalmente, nas HQs, Namor é aquele conhecido por ser o primeiro mutante (ser humano com gene X) na história e o líder de do reino perdido de Atlântida, que se encontra no fundo do mar.
Bem, isso nos quadrinhos, claro. Agora, para o MCU, o personagem sofreu algumas alterações. Sem muita explicação de fato, boatos as justificam como um meio de diferenciar do super-herói aquático da DC, o Aquaman, que também é rei de Atlântida.
Dessa forma, aqui, Namor é o rei de um outro reino: Talocan, localizado nas profundas águas da América Central.
Por fim, segundo M’Baku no trailer, o personagem ainda receberá o título de Kukulkan, mesmo nome da Deus da Serpente Emplumada da mitologia Mesoamérica.
Por fim, sem detalhes até o momento, Namor será capaz de voar (segundo o trailer), bem como carregará o famoso tridente, igual nas HQs.
No entanto, ele não será a única aquisição do longa.
Um Coração de Ferro
Outra personagem já confirmada e que já até deus as caras nos trailers é a Riri Williams, uma jovem garota que nos quadrinhos ficou muito famosa por ser a sucessora de Tony Stark quando ele morreu: a heroína Coração de Ferro.
Riri é uma personagem que chegou nas HQs em um momento conturbado entre herois, um pouco antes do estopim da Guerra Civil II, evento que colocou o time liderado por Stark para lutar contra o liderado pela Capitã Marvel, tudo em busca de um futuro justo e seguindo o dilema: se você sabe o futuro, deve-se punir alguém por um crime que ainda não aconteceu? Ou melhor, por um crime que pode acontecer ou não?
Tal dilema resume o conflito entre eles.
Agora, no MCU, não se sabe como Riri irá ser introduzida ou até mesmo qual sua importância para toda a trama em si. O máximo que trailer expôs foi que a personagem estará montando sua armadura, com direito a referências do primeiro filme do Homem De Ferro.
Aliás, o filme poderá ser a introdução para a futura série da heroína que chegará em 2023.
Pantera Negra 2: quais filmes você deve assistir antes
Enfim, como você pode ver, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre terá muita coisa para se trabalhar. Agora, se você quer saber quais filmes seriam interessantes para você assistir pela primeira ou pela milésima vez, você pode conferir os seguintes:
- Capitão América: Guerra Civil (2016)
- Pantera Negra (2018)
- Vingadores: Guerra Infinita (2018)
- Vingadores: Ultimato (2019)
- Série: Falcão e o Soldado Invernal (2021)
- Séria: Gavião Arqueiro (2021)
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre chega aos cinemas dia 10 de novembro. Confira abaixo o trailer desse filme que promete tanto:
Para mais notícias do mundo geek e pop, fique de olho em nosso portal e no Instagram!