A 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty começou no dia 9 de outubro e já movimenta a cidade. Os organizadores têm motivos para comemorar, uma vez que o Ministério da Cultura reconheceu a Flip como instituição. Isso significa que o evento pode ter a aprovação da Lei Rouanet por anos, o que garante maiores recursos. Além disso, a Flip conta com o apoio de mais de quinze instituições locais.

Criada em 2003, atualmente, a Flip é considerada o maior evento literário da América Latina. Dessa forma, inseriu o Brasil na lista de circuitos literários do mundo e é um importante meio de divulgação da literatura brasileira. Além da oportunidade de conhecer os autores e participar dos debates mais importantes sobre literatura, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a cidade histórica de Paraty. 

Paraty: Cidade Histórica

Centro Histórico de Paraty | Crédito: Site da Prefeitura de Paraty

Os pontos importantes do evento sempre estão localizados em lugares importantes da cidade. A tenda principal, por exemplo, foi montada ao lado da Igreja Matriz, construída no século XVIII. Desse modo, o público pode realizar um passeio cultural especial e conhecer mais sobre a história do Brasil, uma vez que Paraty é Patrimônio Histórico Nacional. A cidade era uma das cidades mais importantes do chamado “Ciclo do Ouro” e um dos pontos principais da Estrada Real.

O Centro Histórico de Paraty tem uma atmosfera que remete ao século XIX. Considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”. Tornou-se Patrimônio Nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Muitas ruas proíbem a passagem de carros, mantendo, portanto, o estilo colonial. As cachoeiras e passeios de barco, que revelam a beleza natural, também são atrações.

Dessa forma, aliada à literatura que é uma das mais importantes formas de expressão cultural e histórica, Paraty é perfeita para uma feira literária. Suas ruas e edifícios guardam histórias tão fascinantes quanto as dos livros.