Ícone do punk, compositora, cantora, poeta e escritora, Patti Smith volta ao mundo literário com uma nova obra de memórias. Quinze anos após o lançamento do querido “Só Garotos”, a artista anunciou a publicação de um novo livro: “Bread of Angels”. Em tradução livre, “O Pão dos Anjos”.
O título será disponibilizado nos Estados Unidos em novembro deste ano, enquanto no Brasil chegará no primeiro semestre de 2026, pela editora Companhia das Letras. Em nota oficial, a artista declarou: “Levei uma década para escrever este livro, lidando com a beleza e a tristeza de uma vida. Espero que as pessoas encontrem algo de que precisam.”
Ao longo dos anos, Patti Smith se consolidou como uma das grandes artistas da contracultura. Sua escrita é, ao mesmo tempo, documental e poética, marcada por observações precisas sobre o tempo, a amizade, a arte e a memória. “Bread of Angels” é uma nova oportunidade de adentrar o universo da autora.
Embora os detalhes da narrativa ainda estejam sob sigilo, o título sugere uma continuação espiritual de sua jornada memorialista, que iniciou-se com sua primeira coleção de memórias, “Só Garotos” (em inglês “Just Kids”).
Só Garotos: memórias, amor e cultura

Publicado em 2010, “Só Garotos“, se tornou um fenômeno literário, muito popular nas comunidades leitoras de redes sociais como TikTok, Tumblr e Pinterest.
A obra nasceu de uma promessa feita ao fotógrafo Robert Mapplethorpe, pouco antes de sua morte, para que Patti contasse a história dos dois. O livro começa com a infância difícil da autora em Chicago e segue até o momento em que ela conhece Mapplethorpe, em meio à Nova York caótica e pulsante dos anos 1960.
Através de uma prosa lírica, Patti compartilha como a amizade e relacionamento com Robert mudou sua vida, introduzindo a arte como bússola que guiava os dois em meio de momentos de instabilidade. Aclamado pela crítica e por uma legião de fãs, o livro venceu o National Book Award na categoria não-ficção e consolidou Smith como uma das grandes vozes da literatura memorialista contemporânea.
Conheça Patti Smith

Patricia Lee Smith nasceu em Chicago, em 1946. Ela ganhou projeção mundial ao unir poesia e rock com uma autenticidade marcante. Seu álbum de estreia, Horses, lançado em 1975, redefiniu os contornos do punk e permanece como um dos discos mais relevantes do gênero até os dias atuais.
Ao longo da carreira, Smith expandiu sua atuação artística. Bem como uma compositora e cantora, consolidou-se como poeta, fotógrafa e autora de uma obra literária consistente. Ela publicou diversos títulos, entre os mais relevantes “Linha M”, “Devoção”, “O Ano do Macaco”, “Um Livro dos Dias” e claro, o já mencionado “Só Garotos”.
Ela explora temas como o tempo, a memória, a perda e o processo de forma reflexiva. Sua trajetória recebeu reconhecimento com importantes prêmios internacionais, como o Polar Music Prize, o PEN/Audible Literary Service Award e a Legião de Honra da França.
No entanto, mais do que os títulos e homenagens, o que define Patti Smith é a coerência com que transformou a experiência pessoal em arte — e a forma como continua inspirando leitores, ouvintes e criadores ao redor do mundo.
Leia mais: Diário escrito por Joan Didion será publicado como novo livro
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram