Paul Mescal cogitou seguir carreira esportiva na Irlanda antes de tomar os holofotes com “Pessoas Normais”
Em cartaz nos cinemas brasileiros com “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet“, Paul Mescal segue despontando em Hollywood como um dos principais nomes de sua geração. Desde que estourou em popularidade com a adaptação literária de “Pessoas Normais“, o ator irlandês já se arriscou em blockbusters, foi nomeado ao Oscar e conquistou prêmios no teatro.
Em “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, Mescal interpreta o maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare, em uma versão fictícia/especulativa de sua vida familiar no período de escrita de “Hamlet“. O longa surpreendeu no Globo de Ouro com a vitória na categoria principal, Melhor Filme de Drama, e já desponta como possível favorito ao Oscar.
Embora não tenha conquistado uma nomeação à principal premiação estadunidense, o ator chegou a ser nomeado ao Globo de Ouro. Nesta semana, garantiu a indicação como Melhor Ator Coadjuvante no BAFTA, a quarta de sua carreira na principal premiação britânica.
Paul Mescal abandonou carreira esportiva na Irlanda antes de estourar em “Pessoas Normais”
Natural de Maynooth, na Irlanda, Paul Mescal chegou a seguir uma carreira longe da atuação brevemente. Após cursar o ensino médio, o ator competiu como jogador de futebol gaélico, esporte tradicional irlandês considerado o mais popular do país.
Após disputar torneios em categorias sub-21, Mescal optou por deixar o esporte de lado para cursar atuação na Trinity College, principal faculdade de artes da Irlanda. Em entrevistas, o ator explicou que, além da paixão pelo teatro, a decisão também foi incentivada pelo fato do futebol gaélico ser disputado de maneira amadora no país.
O início da carreira como ator ocorreu no teatro, estrelando peças em Dublin. Em 2019, Mescal ganhou o papel principal ao lado de Daisy Edgar-Jones na adaptação de “Pessoas Normais”, livro da autora irlandesa Sally Rooney. A minissérie da BBC estreou durante os primeiros meses da pandemia em 2020 e se tornou um fenômeno global.
Pelo trabalho como Connell Waldron, Paul Mescal venceu o BAFTA em 2021, o primeiro grande prêmio de sua carreira. Junto a isso, também recebeu sua primeira nomeação ao Emmy Awards. A ascensão na televisão antecedeu os primeiros trabalhos no cinema.
LEIA MAIS: BAFTA 2026 | “O Agente Secreto” concorre em duas categorias; veja todos os indicados

Mescal conquistou nomeação ao Oscar com filme independente escocês
Em 2021, Paul Mescal realizou sua estreia nos cinemas em “A Filha Perdida“, longa da Netflix dirigido por Maggie Gyllenhaal. No ano seguinte, estrelou em três produções independentes, entre eles “Aftersun“, filme escrito e dirigido pela cineasta escocesa Charlotte Wells.
O longa se tornou um grande sucesso em bilheteria e crítica, inclusive vencendo o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Com a interpretação como Callum, um jovem pai que viaja de férias com a filha de 11 anos, Mescal garantiu sua primeira nomeação ao Oscar.
Além do trabalho no cinema, o irlandês seguiu estrelando em peças teatrais no Reino Unido, vencendo o Olivier, principal prêmio do teatro britânico, por “Um Bonde Chamado Desejo“. Inclusive, a carreira no teatro se tornará o foco de Mescal nos próximos anos, com peças confirmadas para 2027 no Abbey Theatre, maior teatro da Irlanda, e no National Theatre, principal palco de Londres.
Após a aclamação no teatro, o ator se arriscou em grandes produções de Hollywood pela primeira vez, estrelando a sequência de “Gladiador“, do diretor Ridley Scott. O retorno ao cinema independente ocorreu neste ano com “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” e “A História do Som“, longa que estrelou ao lado de Josh O’Connor (The Crown).
Ator interpretará Paul McCartney nos cinemas
Além do foco no teatro, Paul Mescal interpretará o cantor Paul McCartney na quadrilogia biográfica da banda The Beatles. O projeto do cineasta Sam Mendes (007: Skyfall) contará com um filme para cada membro da banda, todos com previsão de lançamento simultâneo nos cinemas em 2028.
Junto a isso, Mescal também está gravando o novo projeto do cineasta Richard Linklater (Boyhood), “Merrily We Roll Along“. O filme, que adapta a obra homônima de Stephen Sondheim, iniciou sua produção em 2020 e será filmado até 2040.
Paul Mescal planeja pausa nos cinemas após sucesso de “Hamnet”
Em entrevista recente ao jornal The Guardian, Paul Mescal revelou que não estrelará em novos filmes até o lançamento da quadrilogia dos Beatles em 2028. Segundo o ator, a pausa no cinema ajudará a promover um descanso na carreira, tanto para ele quanto para o público.
“Já estou nisso há seis anos e me sinto com muita sorte. Mas também estou aprendendo que não acho que consiga continuar fazendo tantos filmes assim. Vou começar a racionar (…) Assim que eu terminar de promover ‘Hamnet’ e ‘A História do Som’, ninguém me verá até 2028, quando eu estiver fazendo os Beatles. As pessoas terão um descanso de mim e eu terei um descanso delas”, disse.
Imagem de capa: Wikimedia Commons
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.