O filme ‘Rivais‘, estrelado por Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor já está em cartaz nos cinemas. Em sua trilha sonora, a música ‘Pecado‘ regravada por Caetano Veloso chamou a atenção dos brasileiros.
A história da canção existe há mais de sete décadas. Originalmente, “Pecado” teve sua composição em 1946, na Argentina, por Enrique Francini e Armando Pontier, ambos maestros de orquestras e compositores, juntamente com Carlos Bahr, compositor e letrista.
Ainda no mesmo ano, a canção ganhou outra gravação na voz de María de La Fuente, com a Orquestra Don Américo, dirigida por Américo Belloto. Porém, seu lançamento só veio ocorrer em 1950, simultaneamente no Brasil e na Argentina, por Gregório Barrios, um cantor de bolero renomado da época.
A versão de Gregório foi a mais escutada na época e ficou em 12° lugar no ranking das músicas de 1950. Depois dessa gravação, houveram outras duas que também fizeram muita fama, como a do cantor Alberto Rabagliati, da Itália e do cantor Fernando Borel, do Uruguai.
Regravação de Caetano Veloso
Com mais de 10 regravações, até mesmo Maria Bethânia, irmã de Caetano Veloso, lançou sua versão de “Pecado” em 1976. A conhecida versão da música na voz de Caetano Veloso veio em 1994, em seu álbum ‘Fina Estampa’
A letra da música, mesmo sendo de 1950, combinou com a trilha sonora de ‘Rivais’. Com referências à bíblia e a Adão e Eva, a música fala sobre o dilema do bem e do mal enfrentado pelo ser humano, além de tratar de uma certa tentação de viver um amor considerado proibido, o medo da punição divina e a cogitação de um possível perdão.
Para entender como a música se relaciona com a história do triângulo amoroso em Rivais, você pode assistir o filme nos cinemas e conferir a nossa crítica completa.
LEIA: Crítica – Rivais: Uma Jornada intensa através do amor e rivalidade