Pedro Jucá, um dos destaques da literatura contemporânea, lançará seu novo livro “Amanhã Tardará” pelo selo Tusquets Editores, do Grupo Planeta, durante a Flip 2024 e em Portugal. Nesse sentido, a obra marca a estreia do autor no gênero dos romances.

O enredo de “Amanhã Tardará” gira em torno de Marcelo. Assim que descobre que seu pai está à beira da morte, ele retorna dos Estados Unidos para a pequena cidade onde nasceu. Ao chegar de volta à casa da família, Marcelo se vê forçado a confrontar seu passado e a reviver memórias familiares dolorosas.

Dessa forma, Marcelo relembra o distanciamento com a irmã e revisita as relações que moldaram quem ele é hoje. Nesse contexto, em meio à iminente perda, a família toda enfrenta um sofrimento profundo. Além disso, o livro aborda temas delicados como sexualidade, traumas e a finitude da vida, revelando as complexidades das relações familiares.

A obra tem influências da psicanálise. Explorando o comportamento humano e a passagem do tempo, oferece uma leitura densa, introspectiva, mas ao mesmo tempo fluida. Segundo o autor, “é sobre como a família pode ser brutal”, e também sobre “nosso destino sublime e infernal de carregar, na memória e no corpo, os traços indeléveis da primeira infância”.

Dividido em seis partes, o romance alterna entre passado e presente. A estrutura permite que o leitor compreenda o que levou Marcelo a se afastar de sua família.

Sobre o autor

Pedro Jucá é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-graduação em Escrita Criativa pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Psicanálise, Arte e Literatura pelo Instituto ESPE.

Vindo de uma família de artistas, ele cresceu cercado por arte. O autor conta que: “Meu avô escreveu livros técnicos e poemas, minha avó era formada em acordeão, cantava e tocava piano, e minha mãe foi professora de dança a vida toda. Toda a minha família tem uma veia artística”, relata o autor.

Vencedor de prêmios como o Prêmio Ideal Clube de LiteraturaPrêmio Off Flip e o Prêmio de Literatura UNIFOR, Pedro Jucá estreia no mundo dos romances com “Amanhã Tardará”.

Leia também: Flip 2024: O cotidiano dos professores além da sala de aula