“Felicidade” e “Ana e Rosa, Rosa e Ana” chegam pela Editora Joaninha com histórias sobre inteligência emocional para crianças

A escritora Penélope Martins apresenta dois novos títulos infantis: Felicidade e Ana e Rosa, Rosa e Ana. Os lançamentos acontecem no dia 25 de outubro de 2025, na Livraria Nove Sete, em São Paulo, com sessão de autógrafos e entrada gratuita.

As novas obras reafirmam o compromisso da autora em tratar temas profundos de forma acessível às crianças. Dessa forma, Penélope promove empatia e reflexão por meio da literatura. Além disso, também convida leitores de todas as idades a explorar suas próprias emoções sob uma perspectiva acolhedora.

A poesia da alegria em “Felicidade”

Nesta obra, a história acompanha a chegada da Felicidade em um corpo pequeno e curioso sobre o mundo. Sendo assim, a autora brinca com a imaginação das crianças ao questionar: 

“Será que vão guardá-la numa caixa de sapatos? Ou dentro de uma maleta de ferramentas?”.

Por fim, o livro convida os leitores a descobrir que a felicidade, às vezes, nasce das coisas mais simples e silenciosas da vida.

Segundo Penélope, a inspiração veio de um dia normal no cotidiano, quando sentiu uma alegria inexplicável ao olhar a chuva delicada sobre a roseira. “Por vezes, as coisas que nos trazem felicidade são minúsculas.”, afirma a autora.

As ilustrações de Cássia Roriz, feitas com colagem, completam o tom lúdico da obra. Assim, também desperta o olhar sensível dos pequenos leitores.

“Ana e Rosa, Rosa e Ana” representa o amor fraternal

Ana e Rosa, Rosa e Ana mergulha nas relações familiares e nas contradições do amor entre irmãs. Com uma escrita leve e afetuosa, Penélope mostra que o amor nem sempre é simples. Ou seja, há dias ensolarados e outros em que “chovem lagos e rios”.

Nesta obra, as ilustrações são de Nat Grego, artista visual e animadora finalista do Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro.

Imagem de capa: Greg Salibian/Folha