A Perifacon acontece neste domingo (31), na Fábrica de Cultura da Brasilândia, na zona norte paulista. Neste ano, o evento carrega o slogan “construindo pontes, derrubando muros”. A fim de criar ênfase à democratização do acesso à cultura geek nas periferias de São Paulo. Popularmente conhecido como evento nerd das favelas, a Perifacon chega em sua segunda edição com muitas novidades em sua programação. Embora a primeira edição tenha acontecido em 2019, o evento teve um hiato de dois anos devido a pandemia.
Protagonista negro irá representar a Perifacon
Super-Choque, super-herói negro e alter ego de Virgil Hawkins, será o protagonista do evento. A escolha do personagem é resultado da parceria entre a Perifacon e a Warner Bros., que também está presente na programação.
O pôster oficial foi desenhado por Jefferson Costa, artista responsável pela arte da adaptação “Jeremias – Pele” ao lado do roteirista Rafael Calça. Publicado pelo selo Graphic MSP, Jeremias – Pele aborda questões raciais presentes na vida do protagonista e discute sobre o racismo estrutural presente no Brasil. Assim, a graphic novel ganhou o Prêmio Jabuti de Melhor História em Quadrinho em 2019.
A programação do evento
Ao todo, mais de 60 artistas independentes fazem parte evento. O Beco dos Artistas contará com a presença de Mity Dias, Ailton Araujo, Alessio Esteves, Kione Ayo, Alex Myr, Alexandre Ribeiro, Aline Delmonte, Daphne Ilustra, Amanda Treze, entre outros quadrinistas e expositores brasileiros.
A Perifacon também conta com painéis exclusivos da MSP (Mauricio de Sousa Produções), Irmão do Jorel – Como a Copa Studios Produz Desenhos Animados no Brasil, Super Choque e o Pôster Oficial da Perifacon 2022 e Menino Maluquinho – Uma Espiadinha na Primeira Animação Infantil da Netflix Brasil. Outros dois painéis ainda não foram anunciados.
Além disso, neste ano teremos uma nova exposição da coletânea “Rap em Quadrinhos”, projeto idealizado pelo criador de conteúdo Load Comics e pelo ilustrador Wagner Loud. A primeira exposição em 2019 obteve muito sucesso.
O evento também conta com a exposição do artista plástico “Quebradinha”, responsável por miniaturas periféricas. Além disso, a exposição “Novos Modernistas” contará com 16 artistas apurados pela equipe da Perifacon.
Outras exposições e atrações
Editoras como a Venetta, JBC, Aleph, Grupo Companhia das Letras, Literatura da Rua, Mino, Guará, entre outras, estarão em exposição no dia do evento. Além disso, outras atividades como um concurso de cosplay, arena gamer e muita imersão no universo da cultura geek fazem parte da programação.
Sessões de autógrafos com quadrinistas brasileiros acontecerão no dia. Os nomes confirmados são: Fábio Yabu (Princesas do Mar – Uma sombra na água), Alê Garcia (Negros Gigantes – Personalidades que me fizeram chegar até aqui), Leonel Caldela (A Lenda de Ruff Ghanor), Marcelo D’Salete (Angola Janga), entre outros autores.
Acontecerão os lançamentos dos livros “Slam das Ruas para as Escolas Das Escolas para a Rua” de Emerson Alcade, “Antologia Afrofuturismo” de Felipe Augusto, Sarah Ghibli e Will Rez, entre outros títulos.
O evento é gratuito e acontece na Fábrica de Cultura da Brasilândia, localizada no endereço Av. General Penha Brasil, 2508, São Paulo – SP. Assim, para não ficar preso às filas, reserve seu ingresso no site. O evento segue os protocolos de segurança e saúde, é necessário apresentar comprovante de vacinação de, pelo menos, duas doses da vacina, além do uso obrigatório de máscaras.