Na próxima quinta-feira acontece o lançamento da “Estante Mineira”. A plataforma digital de literatura que reúne 31 editoras e mais de 400 títulos. A Estante Mineira é uma iniciativa da Crivo Editorial, e vai representar editoras independentes de Minas Gerais e tem como principal objetivo potencializar e aumentar a divulgação do trabalho dos escritores mineiros. O lançamento vai ser na biblioteca Luís de Bessa, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no dia 16 de maio, as 15h30. Entre as editoras participantes estão a Alecrim Edições, Calamares, Impressões de Minas, Relicário, assim como, a própria Crivo Editorial.

De acordo com o Editor-Chefe da Crivo Lucas Maroca, há um tempo o mercado já discute a criação de um lugar onde as editoras de Minas poderiam expor e vender seus livros e obras. Desse modo, se conseguiria maior visibilidade: 

“Em 2023, a Crivo Editorial, que é uma das editoras independentes de Belo Horizonte, fez um estande de venda em uma feira literária e promoveu a exposição coletiva das editoras. Na ocasião, este fato reacendeu o desejo de avançar no plano de distribuir de forma coletiva as obras e criar uma loja integrando os catálogos do que é editado de forma independente em Belo Horizonte e Minas Gerais.”

Como funciona

Crédito: Estante Mineira

Quem quiser entrar na Estante Mineira acessa a página da plataforma. Em seguida seleciona a editora ou faz a busca pelo título. Porém, é necessário lembrar que para realizar a compra, é necessário um cadastro. A nota fiscal será encaminhada por e-mail (código de rastreio nos dados adicionais). A entrega acontece em todo o Brasil. Cada editora tem um espaço para divulgar seus livros. A plataforma aceita cartões de diversas bandeiras, assim como emite boleto bancário.