2024, ano de eleições municipais. Assim como a cada dois anos os eleitores fazem uma análise de quem escolher para ocupar os cargos do legislativo e executivo. No entanto, tanto nas eleições municipais, quanto estaduais, ou até mesmo na escolha para Presidente da República, o excesso de informações deixa o eleitor confuso e dividido. Pode até mesmo fazer com que ele se torne resistente a ideia de votar.

Dessa forma, ao perceber esses conflitos, o autor Edson Gabriel Garcia busca fazer uma abordagem da política como assunto do cotidiano no livro “Política: Decifra-me ou te devoro”. Retomando a frase clássica do enigma da esfinge: “Decifra-me ou te devoro”, o livro aborda temas como democracia, cidadania, participação, assim como corrupção, entre outros. O autor lembra que política, gostando ou não, é um assunto do interesse de todos nós.

O autor sugere uma “educação política”, que é algo necessário no currículo das nossas escolas. Desse modo, educar o cidadão para a política seria uma forma de garantir a participação, assim como ressaltar a responsabilidade. O autor evitar datar os temas, mas sim refletir sobre participação política no cenário atual e a escolha de se abster de um posicionamento claro na sociedade contemporânea. O livro está disponível para venda no site da Cortez Editora.

Sobre o autor

Edson Gabriel Garcia é autor de mais de sessenta livros de literatura infantil e juvenil. Também é autor de livros de Língua Portuguesa e Cidadania. Após anos trabalhando em assessoria legislativa e nas escolas, percebeu a falta de conhecimento da população sobre o tema. Portanto, decidiu escrever “Política: Decifra-me ou te devoro” em linguagem clara e de fácil entendimento, explicando situações complexas.