Julio Iglesias (80), cantor e compositor espanhol, é definitivamente um dos maiores artistas da língua espanhola. Com mais de 40 anos de carreira, conquistando uma legião de fãs pelo mundo, ele ganhará uma série documental pela Netflix.
Conheça um pouco mais sobre a vida e a carreira do artista e descubra o porquê de ele merecer que sua história seja narrada.
Início da carreira
Muitos não sabem, mas Julio Iglesias quase foi jogador de futebol profissional pelo Real Madrid. Porém, infelizmente, o cantor sofreu um grave acidente de carro que comprometeu sua coluna vertebral, o impedindo de seguir carreira. Além disso, Iglesias precisou passar alguns anos na fisioterapia.
Foi durante o seu período hospitalar que o artista começou a escrever poesias, encantando a equipe médica. Após se reabilitar, ele foi até uma produtora, a fim de comercializar suas composições. No entanto, sua vida mudou após ser convencido a participar do Festival Internacional Benidorm, o qual venceu com a música ‘La Vida Sigue Igual’.
Após a sua vitória, Iglesias assinou um contrato com a Columbia Records, lançando seu primeiro álbum, ‘Yo Canto’, em 1969. O cantor também participou do famoso Festival Eurovisão, ficando em 4º lugar, com a música ‘Gwendolyne’.
Inspiração e parcerias
Em diversas entrevistas, Julio Iglesias já afirmou que tem como inspiração Frank Sinatra, Elvis Presley e Roberto Carlos. Inclusive, Iglesias já declarou ser fã do cantor brasileiro.
Julio Iglesias teve diversas parcerias com cantores, como Diana Ross e Stevie Wonder. Em um show no México, o músico se encantou pela cantora Thalia, tendo a convidado para que participasse do clipe ‘Baila Morena’. Thalia, além de participar do clipe, chamou Iglesias para um dueto em ‘Amandote’.
Com o Brasil, o artista gravou não apenas com Roberto Carlos, mas também com Daniel, Zezé di Camargo e Luciano, Simone e Nelson Ned.
Sucesso mundial
Julio Iglesias gravou mais de 50 álbuns. Teve mais de 200 milhões de cópias vendidas, cerca de 2600 discos de ouro e platina e realizou 4000 shows em mais de 500 cidades pelo mundo.
Grande parte do seu sucesso se dá pela sua maestria em cantar em outros idiomas. O cantor possui músicas e discos gravados não apenas em espanhol, como em galego – sua primeira posição na Europa foi com ‘Un Canto a Galicia’ com mais de 1 milhão de cópias vendidas na Alemanha –, italiano (‘Se Mi Lasci Non Vale’), francês e português (‘Manuela’ – 1975). Em 1984, Iglesias lançou ‘1100 Bel Air Place’ que consagrou o sucesso do cantor na América do Norte.
Iglesias também ganhou um Grammy, em 1988, de Melhor Álbum Pop Latino por ‘Un Hombre Solo’.
Família e polêmicas
O talento de Iglesias não ficou restrito apenas a ele. O cantor possui 9 filhos, entre dois casamentos, sendo que um deles teve a sua paternidade reconhecida pela justiça recentemente. Do seu primeiro casamento, Julio Iglesias Jr. e Enrique Iglesias também são cantores.
Julio Iglesias Jr. possui uma carreira mais centrada na Espanha. Já Enrique Iglesias possui uma carreira mais internacional, tendo se destacado não só como cantor, mas também como ator.
No documentário ‘Laços de Sangue’, lançado ano passado, foi revelado detalhes da briga entre Julio Iglesias e seu filho Enrique Iglesias, que durou 10 anos. Nele, descobrimos que houve um embate entre os dois, visto que o pai não se sentiu confortável com a decisão do filho de seguir carreira musical.
O embate gerou rivalidade e ciúme entre pai e filho. Essa tensão ficou ainda maior quando os dois foram indicados ao Grammy na mesma categoria. No discurso da vitória, Julio Iglesias afirmou que enquanto o filho continuar subindo nos palcos, ele continuará competindo.
Apesar das indiretas e das discussões, pai e filho se reconciliaram. Julio Iglesias, inclusive, já deu declarações mostrando o quanto está orgulhoso de seu filho.
Aposentadoria
Em 2011, Julio Iglesias anunciou a sua aposentadoria dos palcos. O cantor, atualmente, tem se dedicado a novos hobbies, como a culinária.
Ao longo da sua carreira, houve diversos documentários e filmes, como o filme biográfico ‘La Vida Sigue Igual’. No entanto, Iglesias afirma que a série documental, produzida pela Netflix, será o primeiro projeto em que ele estará junto da equipe criativa.
Com uma carreira tão extensa e tão produtiva, não é surpresa que retratem sua vida. A série ainda não teve sua data de lançamento divulgada. Cabe aos fãs do cantor romântico esperar para poder assistir a obra.
Julio Iglesias, my favorite singer since 1978!