O Crunchyroll Anime Awards 2024 aconteceu hoje (02) e o grande vencedor do evento foi Jujutsu Kaisen 2 conquistando 08 prêmios, incluindo “Anime do Ano”. Nessa matéria iremos discutir os motivos pelos quais, Jujutsu Kaisen, não merecia vencer a categoria.
Jujutsu Kaisen 2 com certeza foi e é um dos melhores animes de 2023, porém, o que estava concorrendo estava concorrendo este ano era o arco Hidden Inventory / Premature Death Arc. Ou seja, apenas os 05 episódios iniciais estavam participando da premiação e não a temporada completa, juntamente com o arco de Shibuya. Isso se deve ao fato que a própria Crunchyroll, a organizadora do evento, não informou isso e a informação acabou sendo repassada por poucos.
Sendo assim, o anime conquistou diversos votos por conta dessa falta de informações por parte da organização. Além disso, de todos os concorrentes, Jujutsu Kaisen 2, em quesitos técnicos, não merecia ganhar a categoria de “Anime do Ano”. Animes como Vinland Saga 2, Oshi no Ko e Bocchi The Rock!, apresentaram quesitos técnicos e temporadas completas melhores, que um mini-arco de Jujutsu Kaisen 2. E no final, quase todos foram, praticamente, esnobados pela premiação.
Apesar disso, não querendo desmerecer o trabalho colocado nesse arco, mas este era o único anime da categoria que não era uma temporada completa. O estúdio MAPPA optou por utilizar apenas esta parte, pois, de acordo com as regras do Anime Awards, o arco de Shibuya não conseguiria participar, como um arco completo. Mesmo com uma história fechada, não existia possibilidade de Jujutsu Kaisen 2 ser o grande vencendor em “Anime do Ano”. Caso a decisão não dependesse totalmente do voto do público e fãs.
Por mais que o anime se mostrasse um grande favorito a vencer, em outras categorias, não existia grandes fatores que mostravam ou indicavam que Jujutsu Kaisen 2, merecia ser o melhor anime do ano. Tendo isso em mente, ano que vem, no evento, no qual o arco Shibuya, dificilmente será o grande vencendor. Já que os animes que participarão serão fortes candidatos a vencer algumas categorias que o anime participará.
Por fim, a premiação mostrou que falta um contexto técnico para avaliar os animes que são escolhidos e que só votação por fã não basta. Claro que fãs são importantes, mas, não deveria ser o parâmetro final para decidir qual é o melhor anime deve ou não vencer as categorias. Agora, só resta saber se esse fato será avaliado pela Crunchyroll, nos futuros Anime Awards ou se vão manter as coisas como estão. Porém, o que a edição de 2024 mostrou é… Jujutsu Kaisen 2 não mereceu ser o vencedor de “Anime do Ano”.