Tommy Oliver foi um lendário Power Ranger nesses últimos anos. Vimos a sua transformação de vilão a herói e mentor, além das suas diversas formas Ranger.

Power Rangers: Soul of the Dragon | A última missão de Tommy Oliver
Imagem: Boom! Studios

Este ano os fãs de Power Rangers sofreram com uma triste notícia, o ator Jason David Frank veio falecer. E isso foi um enorme baque na comunidade, já que Jason interpretou um dos personagem mais querido dos fãs e recentemente estava trabalhando num projeto intitulado Legend of the White Dragon.

Como homenagem ao seu trabalho em Power Rangers e um respeito ao seu legado, uma review do quadrinho que conta a última missão de Tommy Oliver parece ser o correto a se fazer. Saban’s Power Rangers: Soul of the Dragon, de acordo com Jason David Frank é a sua última carta de amor para Tommy Oliver e seu legado. A história fez parte do projeto de comemoração de 25 anos da franquia Power Rangers.

O que é Soul of the Dragon?

Saban’s Power Rangers: Soul of the Dragon é a história da última missão de Tommy Oliver como Power Ranger. Acontecendo num futuro distante da série Mighty Morphin, onde a Super Patrulha Delta (SPD) cuida da proteção do planeta. Acompanhamos um Tommy Oliver mais velho e além disso, cheio de cicatrizes das suas aventuras. Contando com diversas referências as séries, que alegram todos os fãs de Power Rangers.

Power Rangers: Soul of the Dragon | A última missão de Tommy Oliver
Imagem: Boom Studios

Sinopse: “A última hora de morfar! Já faz muito tempo que Tommy Oliver deixou de ser Power Ranger. Derrotando Rita Resulpa, Lord Zedd, Rei Mondo, exércitos malignos e assim salvando a galáxia, por diversas vezes. Além de inspirar gerações de Power Rangers que viriam a seguir seu legado. Tommy agora está aposentado e vivendo com Kat, deixando assim a proteção da galáxia com seu filho JJ e a SPD.

Mas quando Jake desaparece, cabe a Tommy descobrir o que está acontecendo e assim trazer seu filho para casa. Agora mais do que nunca, deverá lembrar de todo seu treinamento, contar com ajuda de amigos e talvez de inimigos e completar a sua última.

Esta é a última história de Tommy, esse é o seu legado para todas as gerações que vieram e virão de Power Rangers. E antes de mais nada… É HORA DE MORFAR!!!

O legado de Tommy Oliver

Começando como um vilão da série, por conta da lavagem cerebral de Rita Repulsa, seu objetivo era destruir os Power Rangers, mas logo caiu nas graças dos fãs e não demorou muito para se juntar aos heróis. Mesmo assim, seus poderes de Ranger Verde eram temporários e assim ao final deles, saiu da equipe por um tempo.

Retornando logo em seguida com um novo poder, se tornando o primeiro Ranger Branco da franquia. Foi nessa época que ocorreram outras mudanças na franquia, a substituição dos Rangers Vermelho, Preto e Amarela e a mudança de liderança, aonde Tommy fica no lugar de Jason.

Após o fim dos eventos de Mighty Morphin, surge os poderes dos cristais Zeo. Assim, assume os poderes de Zeo Vermelho para combater o exército máquina, do Rei Mondo. Ao final os Rangers conseguem derrotar o Rei Mondo com a ajuda de Lorde Zedd. Em seguida, surge uma nova força maligna a Maligna Rainha Pirata Divatox, que se auto-intitula como a mais poderosa vilã dos Rangers. E com isso a necessidade de um poder mais forte que Zeo, assim surge o poder Turbo.

Power Rangers: Soul of the Dragon | A última missão de Tommy Oliver
Imagem: Boom! Studios

Tommy neste momento é o Turbo Ranger Vermelho, mas não fica por muito tempo com este poder já que na metade da série os Rangers veteranos passam seus poderes para substitutos. E assim Tommy e os outros são livres para aproveitar o mundo e seguir com as suas vidas.

Mas este não seria o fim do lendário Tommy Oliver em 2002, ele voltaria a reprisar seu papel de Zeo Ranger Vermelho, no épico episódio “Eternamente Vermelho“, de Power Rangers: Força Animal. Mas em 2004, foi quando tivemos seu retorno de fato a franquia em Power Rangers: Dino Trovão. Tommy Oliver surge na série como professor na cidade Costa dos Arrecifes, logo depois é um mentor para os novos Rangers e mais tarde, se torna o Ranger Preto Dino Trovão.

Sendo esta a sua última série como um novo Power Ranger. Mais tarde ele volta a fazer participações em alguns episódios da série e o último episódio com sua participação foi “Dimensões em Perigo“, de Power Rangers: Super Ninja Steel. O episódio conta com a estreia do Morfador Mestre na franquia.

Power Rangers: Soul of the Dragon | A última missão de Tommy Oliver
Imagem: Boom! Studios

A última missão

Na história vemos um Tommy Oliver mais velho, na casa dos 50 anos, ele está se aposentando como professor na escola que lecionava. E ao mesmo tempo, vemos que seu casamento com Kat segue bem e que ambos tem planos para fazer durante a aposentadoria dele. Mas percebemos o quão afetado Tommy está, passando por uma crise a qual ser um ex-Power Ranger e ex-professor, o deixou num dilema de não saber o que fará com sua vida agora. Bem como é mostrado, no decorrer da trama o que Tommy está se lamentando muito, mesmo com Kat o encorajando, fazendo se questionar: “Se o que eles realizaram, foi tão pouco?“.

Tommy e os Power Rangers tinham o poder de mudar mundos, galáxias e o universo, mas tudo parece tão diferente. Está tudo tão pior quanto na época que ele começou, agora há guerra de gangues e a SPD não parece ser suficiente para salvar o planeta. Constantemente sentindo que tudo, que ele realizou não foi o suficiente, que ele não foi o suficiente. Mesmo assim, Kat diz que ele foi sim o suficiente, como Ranger, professor e pai, que ele mudou a vida de tantos, que as tornou melhor e que no fim ele foi sim alguém importante. Descobrimos nas páginas seguintes, que Tommy tem um implante nas costas devido a uma de suas batalhas e que isso são as causas de suas dores. E que ele viverá com o implante para sempre, nesta parte é mostrado o Morfador Mestre e que ele está danificado.

Imediatamente temos uma conversa entre Tommy e seu filho, JJ, na qual podemos ver que ele é um pai super protetor. JJ é um cadente da SPD e aparenta não ter muito tempo para estar com os pais e constantemente é cobrado por eles para dar notícias. Percebemos que JJ tem uma relação um tanto distante com os pais e que se afundou no trabalho, como desculpa para evitá-los. Contudo JJ desaparece e sua amiga Anara, procura Tommy temendo que algo terrível tenha acontecido com ele.

Power Rangers: Soul of the Dragon | A última missão de Tommy Oliver
Imagem: Boom! Studios, JJ Oliver (Filho de Tommy Oliver)

A partir de então, Tommy e Anara embarcam numa missão para descobrir o que aconteceu com JJ e trazê-lo para casa. Vemos um Tommy que ainda tenta fazer as coisas sozinho, não escutando as informações de sua nova parceira e sendo muito precipitado. Nesse sentido, Tommy parece desesperado para entender o que houve e reencontrar seu filho.

Em seguida é descoberto que JJ estava investigando as gangues, por conta de uma arma que está sendo vendida e que pode causar uma guerra. Esta arma está sendo contrabandeada por uma pessoa que é conhecida como a Bruxa. Durante as buscas por seu filho, Tommy acaba por descobrir que será a última vez que conseguirá ser um Ranger. Já que a cada morfagem, o Morfador Mestre destrói a moeda de poder que foi utilizada na transformação.

Power Rangers: Soul of the Dragon | A última missão de Tommy Oliver
Imagem: Boom! Studios

Durante a história há uma breve discussão sobre sobre pais e filhos. Anara comenta que o sonho do seu pai sempre foi ser um Ranger, mas nunca conseguiu realizar. E que ele tentou passar esse sonho para ela, só que este nunca foi o desejo dela. Comentando que sente, que de certa forma decepcionou ele. Acrescenta que talvez JJ se sinta assim também, crescer na sombra de Tommy Oliver, o fez se sentir insuficiente. Falando o quão ele é fechado, não tem amigos de verdade e sente que está vivendo para superar as expectativas que colocam nele.

Ao final, a última missão de Tommy foi se encontrar e entender que seu tempo passou, mas que sua influência serviu para criar novos heróis. Entendendo que tudo que ele alcançou até hoje não foi sozinho, ele teve ajuda de seus amigos e com isso se tornou o maior e mais lendário Ranger. A sequência final é incrível e serve como um despedida sincera, além disso como a passagem de tocha definitiva de Tommy Oliver. A história se encerra com alguns pontos em aberto, que podem ser revisitados no futuro e claro com um sentimento que foi muito bom acompanhar essa última missão.

Vale a pena?

O quadrinho Soul of the Dragon é claramente uma carta de amor, tanto de Jason David Frank e Kylie Higgins, e claro um quadrinho que vai além de Tommy Oliver. Ele fala sobre a mitologia da franquia, o quão importante ela foi e quanto ela impactou diversas gerações. Mostrando assim, a importância de Tommy Oliver para as equipes que ele participou e influenciou, quanto para o universo de Power Rangers no geral.

A história tem alguns pontos que não são tão bem trabalhados, podendo incomodar alguns leitores. Contudo, apesar destes pontos o quadrinho serve como uma bela homenagem ao lendário Ranger e acima de tudo, uma homenagem ao ator que os deixou esse ano.

Power Rangers: Soul of the Dragon | A última missão de Tommy Oliver
Imagem: Boom! Studios

Atualmente o quadrinho continua inédito no Brasil, sendo possível ler na sua versão digital ou na versão impressa importada. O roteiro é de Kylie Higgins (Mighty Morphin Power Rangers, Asa Noturna), a arte por Giuseppe Cafaro (Liga da Justiça vs. Esquadrão Suicida) e Jason David Frank é o consultor especial.

Por fim, se quiser saber mais notícias sobre o mundo dos Power Rangers, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram.