Cerimônia acontecerá no dia 18 de dezembro no Memorial da América Latina, em São Paulo

O Prêmio eSports Brasil 2025 revelou no dia 23 seus finalistas e abriu oficialmente a fase final de votação rumo à nona edição da maior celebração dos esportes eletrônicos da América Latina. A tradicional Live dos Finalistas, transmitida pelos canais oficiais do evento no YouTube e na Twitch, marcou o início da contagem regressiva para o grande dia da premiação, em 18 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Apresentado por Nyvi Estephan, Camilota XP e Mariana Ayrez, o evento digital reuniu convidados do cenário competitivo, influenciadores e membros do Superjúri, como Belle, Raules, Pirulita e Duds Melow. Além disso, o show também contou com uma performance especial de MC Marks, que embalou o anúncio dos indicados com uma trilha que misturava funk e clima futurista, combinando com o tema cyberpunk da edição.

PeB
Créditos: Divulgação Prêmio eSports Brasil

Segundo o diretor-geral do PeB, a estética futurista foi pensada para representar a fusão entre humanidade e tecnologia que certamente define o universo dos esportes eletrônicos.

Chegar nesta fase é ver o trabalho de um ano inteiro refletido nas histórias das estrelas que inspiram o público a escrever os próximos capítulos dos eSports no Brasil

– Gustavo Freudenfeld

Sobre as categorias

Com 29 categorias no total, o PeB 2025 segue com sua divisão entre votações populares e semipopulares. Primeiramente, as quatro categorias populares são: Craque Betano da Galera, Melhor Streamer, Melhor Creator – Short Form e Melhor Creator – Long Form. Elas estão abertas ao voto do público pelo site oficial do prêmio até o dia da cerimônia. Já as categorias semipopulares passam agora a ser decididas apenas pelo Superjúri, composto por especialistas e personalidades do setor.

Então, entre os indicados, nomes já consagrados e novos talentos dividem o protagonismo. FalleN, Kscerato e Yuurih disputam o título de melhor atleta de Counter-Strike. Aspas, cortezia e lukxo estão entre os destaques de Valorant. TitaN, Tatu e Ceos representam o League of Legends. Ademais, no cenário inclusivo, jogadoras como Bizinha, Daiki e Angeliss aparecem entre as finalistas, reforçando a presença e o crescimento das mulheres nos e-sports brasileiros.

Além disso, organizações como FURIA, LOUD, MIBR, Fluxo e Team Liquid voltam a disputar o troféu de Melhor Organização de eSports. Esta que é uma categoria que tradicionalmente simboliza o reconhecimento ao trabalho coletivo e à estrutura competitiva por trás dos atletas.

Sobre a cerimônia

A edição deste ano também celebra um marco histórico: quase 200 troféus entregues desde sua criação. Com isso, o Prêmio eSports Brasil se consolida como o principal reconhecimento da cena gamer nacional. Por fim, a cobertura ao vivo acontecerá pelo sportv, YouTube, Kick e Twitch, com uma cobertura especial nos canais da Player1 e EiNerd, além de uma segunda tela exclusiva a partir das 19h do dia 18 de dezembro, mostrando bastidores e entrevistas com os finalistas.

Para participar da votação, acesse o site oficial do Prêmio eSports Brasil.

Créditos da capa: Divulgação Prêmio eSports Brasil