Com homenagens e um tapete vermelho estrelado, a 24ª edição do Prêmio Grande Otelo acontece em 30 de julho, no Rio de Janeiro

A Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, vai receber a 24ª edição do Prêmio Grande Otelo, principal celebração do cinema e das séries brasileiras.

A partir das 20h50, o Canal Brasil e o YouTube da Academia Brasileira de Cinema vão transmitir o evento ao vivo, reunindo grandes nomes do setor e destacando o poder do nosso audiovisual no cenário internacional.

Com apresentação de Isabel Fillardis e Bárbara Paz, a cerimônia deste ano vem com o tema “O cinema brasileiro ao redor do mundo”, destacando o impacto global das produções nacionais.

O evento será conduzido sob direção de Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, prometendo uma noite de emoção, memória e reconhecimento.

Prêmio Grande Otelo | O Auto da Compadecida 2 concorre em algumas categorias
O Auto da Compadecida 2 concorre em 7 categorias | Foto: Laura Campanella/Divulgação

“Na premiação deste ano, brindaremos vitórias e uma longa jornada de produtores, realizadores e artistas brasileiros que há muitos e muitos anos cruzam fronteiras exportando cultura brasileira em forma de cinema. Não importa aonde vá, a língua brasileira é ouvida, nossas imagens são vistas, nos trazendo o reconhecimento que nos faz únicos”, afirma Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

Homenagens e destaques históricos

A edição de 2025 vai relembrar momentos marcantes da presença do Brasil no exterior, desde as primeiras incursões em Hollywood até os marcos do Cinema Novo. O evento também celebra conquistas em festivais como Cannes, Berlim e Veneza. Além dos recentes sucessos de filmes como Ainda Estou Aqui, O Último Azul e O Agente Secreto.

A cerimônia vai homenagear a LC Barreto Produções Cinematográficas, uma das mais aguardadas da noite. A empresa é responsável por mais de 80 obras que contribuíram para a formação da identidade do cinema brasileiro.

Além disso, a trilha sonora da cerimônia será conduzida pela banda Primavera nos Dentes. O grupo fará três apresentações especiais com clássicos que dialogam com a história do audiovisual nacional.

Entre elas, “O que é que a baiana tem”, eternizada por Carmen Miranda; “Bye Bye Brasil”, composta por Chico Buarque; e “É preciso dar um jeito, meu amigo”, de Erasmo Carlos.

Ainda Estou Aqui é o filme que concorre em mais categoria no Prêmio Grando Otelo
O filme é o que concorre em mais categorias | Foto: Prêmio Grande Otelo/Divulgação

Disputa acirrada no Prêmio Grande Otelo

Com mais de 2 mil profissionais inscritos, o Prêmio Grande Otelo bateu recordes em 2025. Foram 185 longas, 90 séries brasileiras, 62 curtas e 8 produções ibero-americanas na disputa por 30 categorias.

O filme mais indicado do ano é o drama Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, com 15 indicações, seguido de perto por Malu, de Pedro Freire, com 12 indicações, incluindo Melhor Longa de Ficção, Melhor Atriz (Yara de Novaes) e duas candidaturas para Atriz Coadjuvante (Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha).

Na sequência, aparecem Oeste Outra Vez, de Érico Rassi, com 9 indicações, e os longas Baby e Motel Destino, ambos com 8. O Canal Brasil, parceiro da premiação, marca presença com 63 indicações em suas coproduções e licenciamentos, reforçando seu compromisso com o fortalecimento da produção nacional.

Além dos 29 prêmios definidos por um júri da Academia Brasileira de Cinema, o público também participará da escolha. O público decidirá o troféu Grande Otelo de Melhor Filme pelo Júri Popular por meio de votação aberta no site da Academia.

Foto de capa: Prêmio Grande Otelo/Divulgação