Da crônica à poesia, 67ª edição do prêmio exalta o poder transformador da palavra escrita
A cerimônia do Prêmio Jabuti 2025 aconteceu na noite de segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Assim, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) concedeu a cerimônia, disponibilizando transmissão ao vivo em seu canal no YouTube.
Com um total de 4.530 livros inscritos, a edição deste ano trouxe como destaque a categoria especial Fomento à Leitura – Rio Capital Mundial do Livro. Dessa forma, o prêmio, que é uma das condecorações literárias mais prestigiadas do país, traz visibilidade para projetos realizados na cidade do Rio.
Mais sobre a cerimônia
O Prêmio Jabuti é uma das premiações mais importantes da literatura e, por isso, suas celebrações geram discussões recorrentes sobre o universo literário. Neste ano, por exemplo, mais homens foram premiados do que mulheres.
Portanto, os grandes vencedores da noite foram o escritor e jornalista Ruy Castro e o músico e escritor Tony Bellotto. Com a obra “O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim” (Companhia das Letras), Castro venceu nas categorias Crônica e Livro do Ano. Já Belloto, conhecido por sua atuação como guitarrista da banda Titãs, conquistou o troféu de Romance Literário com “Vento em setembro” (Companhia das Letras).

Por outro lado, diversas editoras de pequeno e médio porte saíram da cerimônia com troféus em mãos. Dessa forma, o Prêmio Jabuti de 2025 honra seu compromisso de valorizar a diversidade literária do país.
Destaques da noite
Com a divisão em 23 categorias, o prêmio distribui seus troféus em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
O eixo Literatura conta com a vitória de Rafael Zoehler em Romance e Entretenimento pela obra “As fronteiras de Oline”. Na categoria Infantil, Marilda Castanha e Daniel Munduruku venceram com o livro “Estações” (Moderna).
No eixo Não Ficção, Daniela Arbex foi a vencedora da categoria Biografia e Reportagem por sua obra “Longe do ninho” (Intrínseca). Além disso, na categoria Educação, Adilson José Moreira levou o troféu com seu livro “Letramento racial: uma proposta de reconstrução da democracia brasileira” (Contracorrente).
Leia também: Confira os vencedores do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025
Com o intuito de fomentar a cultura da literatura na cidade, o troféu da nova categoria Fomento à Leitura – Rio Capital Mundial do Livro foi para a obra “Rio Capital Mundial do Livro”. A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro foi responsável pelo desenvolvimento do livro.
Confira os demais vencedores abaixo.
Eixo: Literatura
Conto: “Dores em salva” de Elimário Cardozo
Histórias em Quadrinhos: “Mais uma história para o velho Smith” de Orlandeli
Juvenil: “O Silêncio de Kazuki” de André Kondo e Alessandro Fonseca
Poesia: “Respiro” de Armando Freitas Filho (em memória)
Romance de Entretenimento “As fronteiras de Oline” de Rafael Zoehler
Eixo: Não Ficção
Artes: “Thomaz Farkas, todomundo” de Sérgio Burgi, Juliano Gomes, Rosely Nakagawa e Kiko Farkas
Economia Criativa: “Ensaio sobre o cancelamento” de Pedro Tourinho
Negócios: “A essência de empreender: como foi construído o Grupo Boticário, um dos maiores ecossistemas de beleza do Brasil” de Miguel Krigsner
Saúde e Bem-Estar: “Felicidade ordinária” de Vera Iaconelli
Eixo: Produção Editorial
Capa: “Acrobata” do capista Kiko Farkas
Ilustração: “Bento Vento Tempo” – Nelson Cruz
Projeto Gráfico: “Palavra” – Paula Lobato, Vitor Cesar e Felipe Carnevalli
Tradução: “Byron: poemas, cartas, diários & c.” – Tradutor: André Vallias
Eixo: Inovação
Escritor Estreante – Poesia: “Maracujá interrompida” de Luis Osete
Escritor Estreante – Romance: “Sangue Neon” de Marcelo Henrique Silva
Fomento à Leitura: “AbraPalavra: onde a literatura se encontra com a vida cotidiana” de Aline Cântia
Livro Brasileiro Publicado no Exterior: “BRABA – Antologia Brasileira de Quadrinhos”
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.