Premiação reforça a importância do conhecimento acadêmico no país e homenageia contribuições históricas à ciência e à cultura
A segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico acontece nesta terça-feira, 5 de agosto. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, às 20h, com transmissão ao vivo no canal oficial da CBL no YouTube.
O mestre de cerimônias Dr. Fernando Gomes vai conduzir o evento. O neurocientista e comunicador vai conduzir a apresentação das categorias, que se dividem em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Autores, editores, pesquisadores e representantes de instituições acadêmicas do país participam da cerimônia
O Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A CBL anunciou os cinco finalistas de cada uma das categorias da cerimônia no dia 22 de julho.
Criado em 2024, o prêmio reconhece a excelência da produção científica, técnica e profissional no Brasil. Além disso, a iniciativa dá visibilidade às contribuições desses campos para o desenvolvimento do país.

Mais sobre as categorias e seus finalistas
De maneira geral, os autores vencedores receberão a estatueta do Jabuti Acadêmico, além de um prêmio no valor de 5 mil reais. As estatuetas também são entregues às editoras das obras vencedoras.
Leia também: Livro vencedor do Jabuti Acadêmico será tema de escola de samba de SP
No eixo de Ciência e Cultura, a categoria “Letras, Linguística e Estudos Literários” conta com obras como “A forma negra da morte: satanismo e escravidão no poema em prosa de Cruz e Sousa” (Alameda), de Simone Rossinetti Rufinoni, “Modernismo Negro” (Segundo Selo), de Jorge Augusto, e “Mulheres contra a ditadura: escrever é (também) uma forma de resistência” (Zouk), de Eurídice Figueiredo. Também são finalistas os autores Fernando Pinheiro, com a obra “O mago, o santo e a esfinge” (Todavia), e Pedro Süssekind, com “O mar, o rio e a tempestade: sobre Homero, Rosa e Shakespeare” (Tinta-da-China Brasil).
Tradução no Eixo Prêmios Especiais
Uma novidade desta edição é a categoria de Tradução no Eixo Prêmios Especiais. A iniciativa reconhece livros inéditos traduzidos para o português e publicados no Brasil. Na mesma linha, a avaliação considera a fidelidade ao texto original, a valorização da diversidade cultural e o domínio do português como diretrizes.
Nessa nova categoria, os finalistas são a tradutora Adriana Tulio Baggio, com a obra “As mulheres famosas” (UFPR), Márcia Cristina Ferreira Gonçalves, com o livro “Da alma do mundo: uma hipótese da Física Superior para esclarecimento do organismo universal” (Edusp) e André Malta, com a tradução de “Ética a Nicômaco” (Editora 34). Além disso, Isadora Prévide Bernardo foi nomeada pela tradução de “Sobre a República” (UNESP). Por fim, a lista conta com um grupo de mais de 20 tradutores, responsáveis pela tradução da obra “Dicionário dos intraduzíveis: um vocabulário das Filosofias: volume dois: Direito, Ética e Política” (Autêntica).
A lista completa está disponível no site oficial da premiação.
Destaques da edição
A diretoria da CBL elegeu a obra “Metodologia do Trabalho Científico”, de Antônio Joaquim Severino, como o Livro Acadêmico Clássico do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, após consulta pública realizada no primeiro semestre. Em geral, esse título tem como propósito reconhecer obras de referência que permanecem relevantes e impactantes ao longo do tempo.
O livro completa 50 anos em 2025, e oferece ao público universitário subsídios teóricos e práticos para o enfrentamento das diversas demandas acadêmicas ao longo de sua formação. Em síntese, a obra apresenta, elementos conceituais e diretrizes para a aplicação de atividades lógicas e técnicas relacionadas à prática científica.
Além disso, o sociólogo José de Souza Martins foi escolhido como Personalidade Acadêmica do prêmio, e será homenageado durante a cerimônia. Assim, o título reconhece o conjunto de sua obra e celebra sua expressiva contribuição para a compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.