O Prêmio Kindle de Literatura é uma iniciativa da Amazon e busca premiar os melhores romances inéditos e originais de autores brasileiros. Eles devem ser publicados de forma independente por meio do Kindle Direct Publishing. Para a realização do concurso, a Amazon conta com a parceria da TAG Experiências Literárias e do Grupo Editorial Record.

Mais de 2400 livros foram escritos na edição de 2024, que será a nona a ser realizada. Mais do que um simples reconhecimento, o Prêmio Kindle se consolida como uma ferramenta para promover novos talentos. Além disso, facilita o acesso do público às obras dos autores nacionais.

O prêmio chega a nona edição já tendo premiado escritores contemporâneos como: Gisele Mirabai, Bárbara Nonato, assim como Renan Silva. Esse último é autor do livro “A Voz que Ninguém Escutou” que narra as dificuldades de viver no Brasil cada vez mais desigual. Desse modo, os autores sempre abordam temas pertinentes ao dia-a-dia dos brasileiros.

Portanto, o prêmio se torna uma oportunidade dos autores de ganhar visibilidade, assim como entrar em contato com grandes editoras. Além disso, o formato Kindle é uma forma de garantir acessibilidade ao leitor e ao incentivar a publicação independente, promove uma interação ainda maior. Os finalistas do Prêmio Kindle de Literatura 2024 serão conhecidos no final de novembro. A premiação deve acontecer em fevereiro de 2025. O vencedor terá a sua obra publicada pela Editora Record e ganhará 50 mil reais.