Semifinalistas foram selecionados entre 3.142 livros inscritos, de 488 editoras
O Prêmio Oceanos divulgou a lista dos 50 semifinalistas da edição 2025. Assim, foram selecionados 25 escritores de poesia e 25 de prosa – que reúne romance, conto, crônica e dramaturgia. Dois júris especializados foram responsáveis pela seleção, entre leitura e avaliação das obras, que durou mais de quatro meses. Além disso, os especialistas são de seis nacionalidades diferentes.
Em 2025, o Prêmio Oceanos bateu recordes e contou com 3.142 livros inscritos. Com isso, os semifinalistas são provenientes de 20 países, entre falantes da língua portuguesa e outras nacionalidades. Estão na lista autores da Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Argentina, Espanha, Federação Russa, França, Haiti, Hungria, Itália, Japão, Países Baixos, Suíça e Venezuela.
Além disso, 488 editoras, de 11 países, se inscreveram e 37 foram estão concorrendo. Entre eles estão Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Chile, Espanha, EUA, Itália, Moçambique, Portugal e Reino Unido.
Já o Brasil possui representantes de quase todo o país, com autores de 12 Estados. Assim, concorrem ao Prêmio Oceanos escritores de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.
LEIA TAMBÉM: Prêmio Sesc de Literatura 2025: conheça os três vencedores
Obras
Entre os semifinalistas, se destaca, na categoria Prosa, a obra “Bambino a Roma”, de Chico Buarque, e publicada pela Companhia das Letras. O livro de autoficção explora as memórias da infância do autor na Itália, quando ele tinha cerca de dois anos. Além de um dos ícones da literatura de língua portuguesa, o moçambicano Mia Couto, com a obra “A cegueira do rio”, publicada pelas editoras Caminho e Companhia das Letras.
Além disso, na categoria poesia, a atriz, poetisa, escritora e cantora brasileira Elisa Lucinda concorre com o livro “Encontro com a invenção”, publicado pela editora Pallas. Destaca-se também a obra “Os sonhos nunca são velhos”, do angolano João Melo, publicada pela Inmensa Editorial.
Os 50 semifinalistas seguem para a segunda etapa, que selecionará os 10 finalistas, cinco de cada gênero. Dessa forma, a comissão encaminhou as obras para dois júris especializados distintos, um de prosa e outro de poesia, que as avaliarão até o final de outubro.
Imagem capa: Adaptação | Companhia das Letras/ Pallas.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.