Mais uma vez a plataforma se torna o foco de reclamações dos fãs de tokusatsu

Kamen Rider Amazons
Imagem: Toei Company

Nesse último final de semana, a plataforma de streaming da Amazon, a Prime Video, se envolveu em mais uma “polêmica” com os fãs de tokusatsu.

Primeiramente, a polêmica se inicia com a divulgação que a série “Kamen Rider Amazons” (2016) recebeu legendas automáticas. Ou seja, uma IA traduziu as legendas em inglês, que já estavam disponíveis, para o nosso idioma.

Kamen Rider Amazons, Prime Video
Reprodução: Prime Video

Isso acabou se tornando uma “polêmica” na bolha de tokusatsu, já que por anos a série esteve no catálogo, mas nunca recebeu legendas em português. Entretanto, já tinha legendas oficias em inglês, mandarim e coreano.

Outro ponto que essa “polêmica” toca é o uso de IA no trabalho, a legenda não possui um cuidado especial que um tradutor teria com o material. Sendo assim, diversos erros grotescos de tradução correm ao decorrer dos 13 episódios, da primeira temporada.

Ao que tudo indica, os episódios da segunda temporada podem seguir esse mesmo caminho. Já que, os episódios com as legendas automáticas foram lançados aos poucos e completos ontem. Isso lembra, um pouco, o que ocorreu com a recente série da franquia Garo.

Garo: Heir To Steel Armor
Imagem: Tv Tokyo

Garo: Heir To Steel Armor“, a série 2024 da franquia, foi disponibilizada de forma gratuita no YouTube, com legendas em 15 idiomas. Porém, tirando as legendas em inglês e mandarim, as outras foram feitas por IA em cima da tradução em inglês.

Até o momento, não houve uma declaração por parte da produtora da franquia, mas, a teoria que rola é que isso foi feito para reduzir custos. Mas, mesmo assim, as legendas de “Garo: Heir To Steel Armor‘ conseguem ter uma tradução melhor que “Kamen Rider Amazons“.

LEIA TAMBÉM: Análise | Kamen Rider Gotchard: Muita alquimia e pouco chute na cara

Os outros problemas da Prime Video

Com esse problema de “Kamen Rider Amazons” apontado, vamos dar uma revisada nos outros problemas que a Prime Video apresentou com tokusatsu:

Demora na disponibilidade das séries

Shin Ultraman
Imagem: Tsuburaya

Um dos pontos principais, em relação a “polêmica” entre a Prime Video e os fãs de tokusatsu, é a demora para disponibilizar algum produto relacionado ao gênero. Um exemplo disso, é o mais recente lançamento da plataforma “Shin Ultraman“, de acordo com algumas informações levantadas a dublagem do filme estava pronta em 2023.

Mas, o seu lançamento aconteceu apenas em maio de 2024, praticamente um após estar finalizado. O filme é elogiado e aclamado pelos fãs do gênero, mas, mesmo assim não recebeu um tratamento decente por parte da plataforma, na época da sua estreia.

Imagem: Toei Company

Porém, o elefante na sala é “Kamen Rider Builddublado, a dublagem da série está pronta desde janeiro de 2024 e prometida para estrear na plataforma em maio do mesmo ano. Porém, até o dia de lançamento dessa matéria, estamos em agosto de 2024 e nada da série estrear.

De acordo com a Sato Company, a Prime Video Brasil deu o “OK” para a série. Porém, a matriz ainda não liberou e nem disponibilizou o material.

Legendas dessincronizadas

Imagem: Tsuburaya

Esse é um problema que cercou a plataforma por muito tempo e ainda cerca. Até hoje a série do “Ultraman Orb” tem as legendas fora de sincronia, o problema nunca foi resolvido e segue sem solução, mesmo com diversas reclamações.

Porém, não é só com essa série que isso ocorre, em alguns dos filmes da franquia Ultraman, na Prime, as legendas saem de sincronia em determinado momento e, raramente, retornam. Sendo um problema para quem assiste, já que esses filmes e a série “Ultraman Orb” não possuem dublagem, ficando difícil assistir no áudio original, para quem não entende japonês.

Falta de divulgação

Kamen Rider Black SUn
Imagem: Toei Company

Esse é um outro ponto que toca a plataforma, eles não divulgam materiais que estão disponíveis lá. Até hoje, existe pessoas que se surpreende que tem uma série do “Kamen Rider Black Sun“. Isso se deve ao fato, que não aconteceu uma divulgação do lançamento da série, visto isso que é uma série comemorativa da franquia, os 50 anos de Kamen Rider.

Além disso, filmes como “Shin Godzilla” e “Shin Kamen Rider“, que estão disponíveis na plataforma, chegaram e ficaram por isso mesmo. Não aconteceu trabalho de divulgar ou posts sobre a estreia deles. Coube aos fãs divulgarem que esse filmes estrearam na plataforma.

Mas, também tem o problema que não acontece a divulgação das séries que estão lá. A Prime Video tem em seu catálogo Kamen Rider Kuuga, Agito, Ryuki, Faiz, Blade, Hibiki, Build, Zi-O e Zero-One. Bem como, os clássicos Kamen Rider Black e Black RX. Porém, grande parte da parcela dos fãs mal sabe disso, por falta de divulgação. Algo que a plataforma precisa trabalhar urgentemente, para esse nicho.

Imagem: Toei Company

Por fim, esses são os pontos que incomodam e trazem uma certa frustração dos fãs de tokusatsu, para com a Prime Video. O streaming cobra uma assinatura de R$ 19,90; mas, não consegue solucionar alguns dos problemas que os assinantes apontam sobre a plataforma.

Outro ponto, é o uso de IA para fazer um trabalho que poderia ser feito por um tradutor/revisor brasileiro, no qual entregaria um trabalho melhor do que as legendas automáticas. Bom, esperamos que essa matéria ajude aos fãs terem suas reclamações ouvidas e que a plataforma traga alguma resposta ou declaração, que ajude a entender o que vem acontecendo.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, o Canal Toku Doc, um dos maiores do país, fez um vídeo aprofundando essa repercussão, no canal dele, clica aqui e assista.