Após dois anos de espera, finalmente estamos de volta a Cousins Beach! Estreou no Prime Video a 3ª temporada de O Verão Que Mudou Minha Vida, série baseada no livro de Jenny Han. Apesar da animação para os novos episódios da adaptação, também existe um pouco de tristeza por essa ser a temporada final. Chegou a hora de descobrir o futuro de Belly (se o final será igual ao do livro ou não).
Cuidado: a partir de agora pode conter spoiler dos primeiros episódios!
Alguns anos se passaram…
A temporada inicia com Belly (Lola Tung) chegando na universidade ao lado dos pais e do irmão, sendo assim, tivemos uma pequena passagem de tempo em relação ao final da 2ª temporada. Logo descobrimos o motivo para ela ter escolhido aquele local para passar os próximos quatro anos: ficar perto de Jeremiah (Gavin Casalegno). Além disso, a melhor amiga dela também vai frequentar a mesma universidade. Porém, essas explicações servem apenas para ambientar o novo ano da série. Não demora para termos uma transição para os dias atuais.
Belly está no penúltimo ano da faculdade e continua em um relacionamento com o amigo de infância. Tudo parece estar encaminhado na vida dela. Está tudo tão perfeito, que o telespectador já fica na expectativa do que pode acontecer de errado. E não demora muito para o drama começar, afinal, a temporada tem 11 episódios e não dá para ser apenas de momentos felizes.
A maturidade chegou para alguns, enquanto outros continuam presos ao passado
Um ponto muito positivo que podemos destacar logo no início dessa temporada foi Conrad (Christopher Bruney) ter procurado ajuda psicológica. Na primeira cena em que o irmão Fisher mais velho aparece, ele está caminhando em direção ao consultório do seu terapeuta. Vimos ao longo das temporadas anteriores que ele precisava de ajuda, e que bom que os roteiristas decidiram abordar um tema tão importante na série.
Inclusive, isso mostra o quanto o personagem amadureceu nesse período que esteve mais afastado do irmão e da ex. Apesar de saber que ele convive com ambos – de preferência em momentos separados -, Conrad teve tempo de se dedicar aos estudos para ser médico e lidar com os sentimentos dele. Além disso, agora ele tem Agnes (Zoé de Grand’Maison) – uma nova personagem – como amiga e conselheira.
Outro que demonstra um leve amadurecimento é Steven (Sean Kaufman). O irmão de Belly vive um romance de idas e vindas com Taylor (Rain Spencer) e trabalha na empresa do pai dos irmãos Fisher. E mesmo tendo alguns momentos mais extrovertidos e de atitudes erradas, ele parece comprometido com aquilo que ama. A decisão que ele toma no final do segundo episódio mostra um pouco desse amadurecimento que ele teve.
Sobre os outros personagens, parece que muita coisa não mudou nos últimos quatro anos. Belly continua anulando suas vontades por pensar mais nos outros do que nela própria. As atitudes de Jeremiah demonstram que ele tem uma dependência emocional em relação à namorada (e ele meio que admite isso em uma conversa com um amigo de fraternidade), sem falar do plot final do primeiro episódio que vou citar abaixo. E temos Taylor, que continua daquele jeito “quero e não quero” e tudo só piora quando descobrimos que ela trai o namorado com Steven.

Diferenças em relação ao livro
Talvez tenha faltado criatividade, ou os roteiristas quiseram colocar a traição conjunta de Taylor e Steven com os respectivos namorados para ter uma desculpa mais plausível para Belly aceitar voltar com Jeremiah – e ainda concordar com o pedido de casamento. No entanto, para o telespectador parece um repetição de plot com casais diferentes. E ainda acabou estragando o casal secundário mais amado pelo público (e que não existia nos livros).
Obviamente, haveria mudanças na série em relação ao livro. A grata surpresa – como é de costume com as adaptações do Prime Video – é que o enredo continua o mesmo. Pelo menos, nos dois primeiros episódios. Talvez a maior mudança tenha sido o acidente de Steven, que não existe na obra literária. Mas essa cena ajudou a criar uma carga dramática para a série e serviu para existir um motivo mais aceitável para vermos Belly retomando o relacionamento após descobrir a traição. E é aqui que entramos no dilema: foi traição ou não?
Pode parecer mais uma discussão de “Friends” sobre Ross e Rachel estarem dando um tempo ou não, só que aqui a situação é diferente. Vai ter gente defendendo cada lado da relação, com argumentos de “eles discutiram e a Belly aceitou terminar” e “ele dormiu duas vezes com outra, dias após o término e escondeu isso dela”. O fato é que existiu uma falta de comunicação entre as personagens – o que é algo recorrente na série.
Referência de outras obras da autora
Falando em diálogo, Belly também omitiu uma informação do namorado: ela passou alguns dias em Cousins com Conrad. É fato que eles quase não se encontraram durante esses quatro anos, mas a protagonista acabou encontrando o ex no Natal passado. Nada aconteceu, diferente da viagem que Jeremiah fez para o Cabo.
São nas cenas em que Belly ser recorda o tempo que passou com o ex que temos duas referências a outras obras de Jenny Han. A primeira é quando a jovem cai da escada na manhã seguinte a que Conrad chega na casa. Vimos o mesmo acontecer em “Para Todos Os Garotos Que Já Amei“, com Lara Jean e Peter, e em “Com Carinho, Kiity“, com Kitty e Min Ho.
A segunda cena é quando Belly acorda e o futuro médico já foi embora. Ela encontra o caderno de palavras-cruzadas em cima da bancada com um bilhete e vê que Conrad apagou a palavra “still“. A dica era: livro da Jenny Han, “P.S. I ____ Love You“. Então, ela vai lá e escreve a palavra de novo.

O que esperar do restante da 3ª temporada de “O Verão Que Mudou Minha Vida”?
Tem muita reviravolta ainda para acontecer, afinal, faltam 9 episódios para acabar. A história está seguindo em um ritmo controlado, nem muito lento, nem muito rápido. Porém, senti que a qualidade das atuações caíram um pouco. Isso ficou mais visível nas cenas de carga mais dramática, onde as expressões parecem mais forçadas.
É claro que não podemos deixar de mencionar a trilha sonora, que é um marco da série. No primeiro episódio temos “You’re Losing Me“, de Taylor Swift, para não perdermos o costume de ter uma música da loirinha. Mas também temos “Lacy” de Olivia Rodrigo, “Good Luck, Babe!” de Chappell Roan, “Forever anda a Day” de Benson Boone, entre tantas outras. Com certeza tem muita música boa ainda para preencher essa trilha sonora.
Uma coisa que não sabemos é se o final da série vai seguir o mesmo caminho do livro, ou se teremos mudanças. Os atores sempre desviam quando perguntam sobre esse tema. Belly vai se casar com Jeremiah? Ou ela vai voltar para Conrad? Será que ela vai terminar sozinha e fazendo o curso em Paris? Por enquanto, parece que a história tem a mesma base. Vamos aguardar os próximos episódios para termos as respostas para essas perguntas.
Por fim, os dois primeiros episódios da 3ª temporada de “O Verão Que Mudou Minha Vida” já estão disponíveis no Prime Video. A partir de agora, eles serão lançados toda quarta-feira, às 4h da manhã. O episódio final dessa história está marcado para o dia 17 de setembro.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.