Estreou no HBO Max uma nova série colombiana baseada no clássico romance de José Eustasio Rivera. Os três primeiros episódios de A Voragem (“La Vorágine“) já estão disponíveis na plataforma de streaming e traz não só uma história de amor, mas um enredo com bastante crítica social e representação sobre “jogo” de poder. Além disso, a adaptação da obra literária, que foi escrita há 100 anos, mostra a selva como um personagem central da trama.

Uma história de amor, traições e busca por poder

A série inicia com uma breve ambientação da vida dos personagens no início do século XX. Somos apresentados a Alicia (Viviana Serna), uma jovem de espírito rebelde, que foge de um casamento arranjado com um homem que tinha a idade para ser seu avô. Neste instante, já começa a ser um retrato em cena de como as mulheres eram tratadas naquela época. Porém, o destino da jovem muda completamente quando conhece o poeta Arturo Cova (Juan Pablo Urrego), que a impulsiona a buscar uma vida sem regras nem amarras.

Após deixar a vida que eles tinham para trás, o jovem casal embarca em uma jornada pelas imensas planícies até o coração da selva colombiana, perseguindo riqueza em uma terra prometida alimentada pelo auge da borracha. No entanto, o sonho logo se transforma em pesadelo quando surge Narciso Barrera (Marlon Moreno), um comerciante implacável que encarna a violência, a ambição e a escravidão que consomem a região.

Os conflitos entre o casal começam a ficar mais intensos a partir desse encontro. Eles acabam se distanciando devido a suas próprias decisões. Sendo assim, vemos como o casal deixa a paixão ser consumida pelo desejo e a ambição de um futuro promissor em uma selva repleta de armadilhas. E nessa busca por um futuro melhor, eles acabam cruzando caminhos com personagens tão complexos quanto eles.

Se você não estiver atento aos detalhes, pode acabar se perdendo logo no início da história. O roteiro funciona de uma maneira dinâmica e um tanto quanto corrida no início – principalmente durante os acontecimentos do primeiro episódio -, mas em seguida segue um fluxo mais fluído.

Elenco de "A Voragem"
Imagem: Divulgação/ HBOA Max

Fotografia que abraça a selva

A série tem uma fotografia de tirar o fôlego. As câmeras capturam a intensidade e opressão da selva, construindo um ambiente visual carregado e imersivo. O telespectador consegue ser transportado para o ambiente que eles vivem e conseguem sentir as inseguranças que aquele local traz.

Planos detalhes e planos abertos, com muita paisagem sendo capturada pela câmera, abraçam a selva. Um belo exemplo são as cenas onde mostra a cobra, os detalhes dela, enquanto as personagens falam sobre a beleza do animal. Além disso, em vários momentos temos uma filmagem não estática, ou seja, a câmera segue o personagem de maneira natural.

Outro ponto interessante, são as cenas em que temos as alucinações/ sonhos de Arturo. Além da ótima atuação de Juan Pablo, a fotografia e os efeitos especiais ajudam o telespectador embarcar na loucura da personagem. Dá para entender o que ele está sentindo, mesmo que não concordando com suas ações.

O que esperar dos próximos episódios de “A Voragem”?

A produção carregada críticas sociais desde os primeiros minutos, seja pela retratação de como as mulheres eram tratadas ou pela forma como agiam os homens que possuíam dinheiro e poder. Não é apenas uma história de amor, mas de conflitos humanos, abusos e ambição por poder.

Uma observação especial para a abertura da série, que se assemelha muito à de novela e traz uma aura nostálgica que ajuda a compor a história. Além disso, a forma encontrada para fazer a apresentação dos atores e da produção ajuda transmitir logo no início a carga emocional que a produção traz.

No terceiro episódio, o distanciamento entre o casal protagonista é evidente. Arturo deixou a mulher para trás e foi me busca de sua ambição. As alucinações ajudaram na hora dele tomar as decisões, mesmo que tudo seja fruto de ciúmes, bebida e, até mesmo, loucura da selva. Podemos esperar nos próximos episódios assistir às consequências das escolhas que ele teve durante esse período.

Por fim, você pode assistir os primeiros episódios de “A Voragem” que já disponíveis no HBO Max. Ao todo, a produção terá 8 episódios. Os próximos três chegam dia 31 de julho na plataforma, enquanto os dois últimos serão lançados em 7 de agosto.