O anime Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout The Animation finalmente estreou e aqui fica as nossas primeiras impressões.
O anime contou com uma estreia tranquila e bem animada, sendo marcada com a exibição de um episódio duplo. Conheça a história Reisalin Stout, ou apenas Ryza, uma garota que sonha em viver grandes aventuras longe da sua ilha. E disposta a realizar este sonho, de se aventurar além do mar e longe da sua vila, na ilha de Kurken, ela decide ir para uma uma terra próxima de seu lar.
Mas, as tradições da ilha, tanto entres os moradores mais velhos quanto os mais novos, preferem ficar no local que se aventurar. Sendo assim, Ryza sente que não pertence a este lugar e por isso, anseia por ser uma aventureira.
Leia também:
Novo anime de “Atelier Ryza” será lançado este ano e ganha trailer
E com este enredo começamos Atelier Ryza, o episódio inicial conta com 48 minutos e é um episódio duplo, e com certeza ele soube como utilizar esse tempo. Apesar de ser um anime de fantasia, esse começo passa muito uma vibe slice of life e, na minha humilde opinião, consegue ser um grande acerto para esse início.
A equipe que produz o anime, parece ter um certo conhecimento do jogo, dos personagens e da história, então os fãs dos jogos podem ficar despreocupados. Além disso, a animação está muito bem feita e fluida, não sendo extremamente exagerada como acontece, e os personagens são agradáveis e não são discrepantes do universo que vivem.
A direção do anime fica por conta de Emma Yuzuriha, os roteiros tem a supervisão de Yashichiro Takahashi (Shakugan no Shana) e também é o responsável pela história do jogo original. Nos design de personagens temos Tomoyuki Shitaya (Shokugeki no Souma). E por fim, Kazuki Yanagawa que foi o compositor das músicas do jogo, participará da série como compositor da trilha sonora. Além disso, o anime vem sendo produzido pelo estúdio LIDEN FILMS (Tokyo Revengers) e se isso vai ser bom ou ruim, ó o futuro dirá.
Pontos negativos
Bom, apesar de ter um bom começo e apresentar bons personagens, Atelier Ryza contém alguns pontos negativos. Um dos pontos que podem considerar negativo é o ritmo da história, o anime tem ritmo lento para um anime de fantasia. A impressão que passa neste episódio inicial, é que o anime possui a temática slice of life e foca mais no dia-a-dia dos personagens. E por isso, pode ser de desagrado para alguns esse começo mais lento e inexpressivo de uma história de fantasia.
Outro ponto negativo, que não faz o menor sentido, é o ecchi desnecessário na Ryza. Por alguns momentos do episódios, davam um foco estranho nas coxas da personagem e quando não era isso, acontecia uns ângulos de câmera esquisito. Em determinados momentos do episódio, estava ocorrendo outra coisa e de repente um ecchi gratuito era jogado na sua cara. Não entendi muito bem o porque de fazer isso, mas ocorre de maneira esquisita.
E para encerrar, as lutas desse começo são bem ruins. Assim, a produção tentou deixar bem parecido com as lutas RPG por turnos, mas ficou tão artificial e o resultado final parece, que os personagens estão esperando os inimigos baterem neles. Entendo que isso, possa ser um jeito de atrair os fãs do jogo, mas não sei se agradará o público médio que acompanhará semanalmente o anime.
Pontos positivos
Agora, nos pontos positivos temos algumas coisas a pontuar. A trilha sonora de Atelier Ryza está impecável, acredito que o compositor do jogo estar participando do anime ajudou demais. As músicas combinam muito com o anime, são um pouco diferente da trilha dos jogos e ao mesmo tempo conseguem ser agradável aos fãs mais hardcore dos jogos.
Os personagens também são um ponto positivo desse começo, o episódio dá um tempo de tela adequado para cada um. E assim, não fica apenas focando na protagonista, os outros conseguem ganhar seu espaço e se apresentar de jeito que o público não se esqueça deles. Os principais personagens desse começo são:
Tao Mongarten, amigo de longa data de Ryzam é muito inteligente e corajoso, porém também consegue ser muito medroso.
Lent Marslink, também é um amigo de longa data de Ryza, aventureiro, corajoso e forte, porém precisa de mais experiência em batalha.
Empel Vollmer, um alquimista de alto nível e com bastante experiência, no qual despertar o interesse em Tao e Ryza. Ambos desejam aprender com ele sobre os mistérios do mundo. Tao, quer saber como ler os livros da biblioteca de sua casa. Já Ryza, deseja ser uma alquimista e pede para que ele a ensine.
Lila Decyrus, a guarda-costas de Empel e um excelente combatente corpo-a-corpo e que despertou uma certa curiosidade e interesse em Lent, já que o personagem deseja ser mais forte e um grande guerreiro.
Klaudia Valentz, a personagem até ganhou tempo de tela, mas não foi explorada o bastante. Ela é filha de Lubart Valentz, um comerciante que chega na ilha de Kurken e ao que tudo indica, será uma grande amiga de Ryza.
E para encerrar, a animação também é um grande ponto positivo, ela conseguiu bastante fluída e agradável. Os animadores conseguiram criar uma ambientação incrível, que poderá atrair os fãs e aqueles que nunca jogaram. Espero que mantenham essa qualidade até o final.
Sinopse:
“Ryza vive dias pacatos na vila de Rasenboden, cercada por um enorme lago. Em busca de emoção para sua vida, ela convida seus amigos de infância, Lent e Tao, e propõe fugir da ilha em busca de aventura.”
Expectativas
Acredito que o anime será acompanhado pelos fãs dos jogos e por aqueles que já os conhecem, o novo público com certeza irá gostar e tentar acompanhar.
O primeiro episódio foi interessante, abordou alguns pontos das personalidades dos personagens e ainda deixou alguns mistérios sobre o mundo de Atelier Ryza. Entregou uma ótima animação e um design de personagens excelentes, apesar de muitos o considerar um episódio parado, acredito que a intenção era essa mesmo de ser um ritmo mais lento de início.
A estreia Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout The Animation foi muito boa, mesmo apresentando um ecchi desnecessário para um anime que não deveria ter isso.
Mas, ainda acredito que a partir do próximo episódio começaremos a ver uma história divertida e cheia de aventuras,nesse mundo fantástico.
E você, gostou da estreia? Continuará acompanhar Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout The Animation? O anime Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout The Animation está disponível na Crunchyroll e os episódios saem todos os sábados.
Por fim, se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).