Delusional Monthly Magazine é um dos lançamentos desta temporada, em transmissão da Crunchyroll. O anúncio do anime ocorreu recentemente no final do segundo semestre de 2023, junto ao lançamento do site oficial da produção. De antemão, já foi relevado que o trabaho ficaria a cargo do estúdio OLM, com estreia prevista para janeiro deste ano. A história é original de Ichigo Umatani, não sendo baseada em nenhuma obra literária. A direção ficou sob a responsabilidade de Chizuru Miyawaki, conhecido por Gintama (2015 – 2017).
A princípio, confira a premissa:
Em Most City, o editor Taro Suzuki, o assistente Jiro Tanaka, que tem apenas 10 anos de idade, e o cachorro Saburo cuidam de uma pequena editora. A empresa é responsável pela revista mensal Ilusão Científica, que publica artigos sobre bizarros fenômenos paranormais. Certo dia, um cientista chamado Goro Sato visita o departamento editorial da revista, e logo todos ali acabam se envolvendo em um incidente que nem a ciência pode explicar!
Agora, resta saber: os primeiros 2 episódios são bons?
Arqueologia, jornalismo, magia e fenômenos paranormais
Após dar play no primeiro episódio, o telespectador entra em um mundo bem peculiar ao acompanhar Goro, um cientista arqueológico que procura pela redação da revista Ilusão Científica. O editorial aborda fenômenos paranormais bizarros, sendo o próprio editor-chefe, Taro, capaz de ver quando algo do tipo acontece, diferentemente das pessoas comuns.
Enquanto Goro segue à procura pelo prédio da redação, Taro se encontra no Centro de Negócios do Distrito Central, contratando um serviço de encontros amorosos. Seu grande sonho é se casar, largar o emprego e se tornar dono de casa em tempo integral.
Por outro lado, Jiro, um garoto de apenas 10 anos de idade que, aliás, possui poderes de cura, se divide entre ajudar na cafeteria do proprietário do edifício, a Café Rock, e trabalhar como assistente da revista. Da mesma forma, Goro também está focado na área profissional. Ele busca a equipe do periódico para apresentar seu artigo sobre um continente perdido: o Continente Mo. A existência do lugar nunca foi confirmada, e sua suposta história é tratada como uma lenda, sendo passada de geração em geração:
Dizem que o Continente Mo era terra dos Motarianos, que tinham um poder além da imaginação humana. Eles governavam o mundo com sua civilização altamente avançada. E na sua glória, guiavam a humanidade. No entando, um dia, o continente inteiro afundou no mar. A civilização avançada dos Motarianos deixou de existir.
Goro Sato, Delusional Monthly Magazine.
Anteriormente, em um de seus trabalhos de arqueologia, Goro encontrou o que chama de MOParts: artefatos misteriosos que, aparentemente, pertencem ao Continente Mo. Em seguida, o cientista estudou o objeto e apresentou um registro ao departamento de arqueologia, que, em contrapartida, fez de tudo para encobrir a descoberta. Todavia, decidido a transformar a ciência, Goro logo se junta à equipe do editorial para aprofundar sua pesquisa, ainda que existam pessoas determinadas em impedi-lo.
Leia também: Primeiras impressões | Majo to Yajuu (The Witch and the Beast)
Em suma, Delusional Monthly Magazine começa bem?
O episódio piloto pontua em desenvolvimento de narrativa, imersão de universo e apresentação de personagens. A introdução dos indivíduos é feita de forma gradual. Isso é, conhece-se cada vez mais sobre cada um conforme o desenrolar dos acontecimentos. Estes, por sua vez, explicam de forma precisa e com fácil compreensão quanto ao funcionamento do universo da história. Assim, o enredo se expõe com fluidez, algo difícil quando se mistura tantas temáticas divergentes em uma coisa só.
Sendo assim, no segundo episódio a produção fica apenas com a tarefa de ampliar informações e dar seguimento aos fatos. Nele, Goro, Taro e Jiro irão juntos em sua primeira investigação de campo para uma matéria. Há também mais detalhes sendo revelados, alguns inclusive que só serão captados por quem assistir com bastante atenção.
Dentre todo esse clima investigativo, momentos hilários proporcionam risada, como em uma cena de luta na qual Goro, em meio ao puro suco do caos, grita “Isso vai garantir nossa tiragem!”, fazendo com que toda a categoria jornalística se identifique. No mais, esteja preparado para cenas fofas entre os personagens, gente sendo perseguida e se transformando em animal, e muito mais de onde veio isso.
Em suma, Delusional Monthly Magazine reúne em uma só narrativa a rotina de apuração de uma revista de tiragem mensal, incidentes paranormais malucos, transfigurações mágicas de personagens estranhas e estudos arqueológicos aprofundados; tudo isso em um plano de fundo de dia a dia e rotina, comuns na vida de todo ser humano.
O anime já está disponível na Crunchyroll. Por fim, confira abaixo o trailer oficial.
Animado com esse lançamento. A premissa é bem interessante e o trailer me lembrou bastante Spy x Family 💚