Tivemos a oportunidade de assistir aos dois primeiros episódios da 3 temporada de Unidade Básica, série brasileira cuja a nova temporada estreia neste domingo (01), na Universal Tv. Criada pelas irmãs Ana e Helena Petta, a série foca no cotidiano de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), girando em torno da equipe local.
Vale lembrar que as criadoras da série são irmãs e cineastas, porém, Ana é atriz, enquanto Helena é infectologista. Dessa forma, a nova temporada de de Unidade Básica promete seguir com seu tom realista do cenário da saúde pública brasileira, bem como ocorreu nas temporadas anteriores. Contudo, diferente das anteriores, agora a história visa abordar um momento intenso, assustador e real do mundo: a pandemia de COVID-19.
Segundo as criadoras da série, a terceira temporada buscará trazer uma visão da crise sanitária e da saúde diante o período da pandemia. Ao mesmo tempo, e através de histórias baseadas em fatos reais, também apresentará o cotidiano da equipe e os desafios presentes do dia-a-dia.
Sinopse: Os novos episódios trazem o Dr. Paulo (Caco Ciocler) volta à UBS Cecília Donnangelo depois de uma licença forçada ao final da segunda temporada. Agora, ele precisará encarar os desafios do contexto pandêmico ao mesmo tempo em que lida com seu conturbado relacionamento com a Dra. Laura (Ana Petta), que está ainda mais mergulhada no trabalho.
Além de Caco Ciocler e Ana Petta, o elenco ainda conta com Carlota Joaquina, Vinicius de Oliveira, Marat Descartes, Rodrigo dos Santos e Fernanda Marques. O roteiro, por sua vez, está nas mãos das irmãs Petta e do cineasta Newton Cannito.
Desta forma, será que a terceira temporada de Unidade Básica começou com o pé direito? Ou melhor, a nova temporada, tem um bom inicio?
Primeiras impressões da terceira temporada de Unidade Básica
Logo em seus dois primeiros episódios, a 3° temporada de Unidade Básica consegue introduzir aos fãs e aos novos telespectadores o atual cenário da série. Os personagens e elenco são apresentados de forma natural, que não causa dúvida, caso o novo público decida assistir a partir desta nova temporada.
Aliás, há sim questões referentes a temporadas anteriores. Porém, tais questões se apresentam de modo simples e sútil, sem levantar grandes interrogações em si. E isso se deve a uma narrativa introdutória bem conduzida, tanto pela direção, quanto pelo roteiro em si.
Enquanto isso, a terceira temporada inicia-se com ousadia logo em sua premissa ao tratar o início da pandemia de 2020 e que até hoje assombra pessoas do mundo todo. Contudo, é importante ressaltar que ousadia não quer dizer descuidado: uma coisa que a série logo deixa explícito é quanto ao seu tato com os diversos casos de pacientes e com a própria crise em si. Assim, nos primeiros episódios, já traz referências de eventos reais, através do “dito pelo não dito”, por assim dizer.
Em outras palavras, com muito tato e sutileza, a terceira temporada logo se mostra empolgante tanto para os fãs da série, quanto para os recém-chegados. Com histórias cativantes, personagens carismáticos e um tom realista, a terceira temporada cria mais e mais proximidade entre o seu público, abrindo portas para temas a serem tratados ao longo dos próximos episódios.
Por fim, a terceira temporada de Unidade Básica estreia neste domingo (01), a partir das 21h30min, na Universal Tv.
Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-se. Você pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.