O Prêmio Sul-Americano de Quadrinhos teve a primeira edição anunciada pela editora Comix Zone (sediada no Brasil) participando em parceria com as editoras Loco Rabia, Historieteca (na Argentina) e iLatina (na França). Dessa forma, as categorias avaliadas de Melhor Graphic Novel e Melhor Quadrinho de Gênero são o destaque para a premiação.

Primeiramente, para participar do concurso, é necessário residir em algum país da América Latina ou ser natural de um país latino-americano. O prêmio será um valor de US$ 4.000,00 , com trabalhos vencedores que serão publicados no Brasil, na Argentina e na França. 

Marca da Comix Zone, editora participante do Prêmio Sul-Americano de Quadrinhos
Marca da Comix Zone, editora participante do Prêmio Sul-Americano de Quadrinhos

Os temas abordados na categoria Novela Gráfica devem ser histórias mais complexas, utilizando ficção ou não ficção, com temáticas como questões sociais, ambientais, políticas, sociais ou coletivas. Outro ponto colocado nessa categoria é a possibilidade de utilização de elementos jornalísticos, como a construção de uma matéria em formato de quadrinhos, por exemplo.

Na categoria Quadrinhos de Gênero se enquadram ficção científica, terror, aventura, polícia, fantasia, fantasia heróica, histórica ou longínqua, onde se exploram temáticas sérias dentro da inovação de elementos que existem. 

As inscrições estão abertas e vão até o dia 30 de abril de 2022. No dia 30 de junho sai o resultado dos vencedores.

Portanto, caso você queira saber mais detalhes sobre o 1º Prêmio Sul – Americano de Quadrinhos, acesse o regulamento disponível clicando aqui.

Então, se você quiser saber de mais detalhes específicos, deixamos abaixo o vídeo que o canal Comix Zone disponibilizou falando sobre o concurso: