A Amazon ainda está com promoção na assinatura no Kindle Unlimited por R$1,99 durante os três primeiros meses, e no aparelho “Kindle – 10 ª geração“, com o evento “Book Friday” que vai até amanhã (22/08). E por isso, o assuntos de hoje é para ajudar você, que tem algumas dúvidas sobre a utilidade do eletrônico feito especialmente para leitura. Mas, vale a pena ter um kindle?

Todo amante de livros em algum momento já se fez essa pergunta e com certeza ficou intrigado com isso depois de ver muitos adeptos ao aparelho. Ainda mais porque quem ama livros, geralmente, ama sentir aquele cheiro que vem das páginas de um livro físico recém comprado (e se vem de um sebo, um livro mais antigo, folhear rapidamente as páginas passando pelo polegar é uma sensação muito satisfatória).

Por isso, hoje é dia de apresentar alguns pontos sobre esse aparelho.

Se eu adquirir um Kindle vou precisar ter que ficar pagando assinatura para utilizar e/ou comprar e-book e conseguir ler?

Não necessariamente. Você consegue encaminhar PDFs diretamente para o email existente no seu aparelho Kindle. Qualquer arquivo escaneado, livros baixados e/ou comprados em outros lugares também podem ser enviados desde que sejam em formato PDF. Você autoriza um e-mail seu para fazer os envios e pronto. E é possível mexer nessas configurações acessando sua conta da Amazon pelo navegador.

Se você for assinante do “Kindle Unlimited” terá acesso a dezenas de livros em formato e-book que podem ser baixados diretamente no seu aparelho. Esse sistema funciona como forma de empréstimo. Você pode baixar 10 livros de uma vez para ler, e conforme for lendo “devolve” para pegar outro emprestado. Ou, se preferir, também tem a opção de comprar e o e-book passa a ser inteiramente seu.

É possível também fazer marcações nos livros, escrever notas e pesquisar significados das palavras enquanto lê.

Foto: Reprodução

Existem três modelos diferentes de aparelhos Kindle: Kindle Oasis, Kindle Paperwhite e Kindle 10ª geração. O que os diferencia são os valores, espaço de armazenamento e design.

Se é vantajoso ou não, depende da necessidade de cada leitor. É legal quando precisamos carregar muito material de leitura , pois reduz o peso da mochila. Ou para consumir um conteúdo escrito em formato PDF mais rápido e também conseguir ler com mais conforto para os olhos, já que a luz azul (existente nas telas de celulares, tablets e computadores) não está presente no Kindle, que tem uma tela semelhante a de um papel, que inclusive na luz solar não faz sombra ou não fica menos luminosa, não temos dificuldade para enxergar o que está escrito.

Mas para quem não quer jamais abrir mão de um bom livro físico, com suas anotações feitas à mão, enfeitando a estante de casa ou quem não tem o costume de ler tantas vezes no mês, na semana, talvez não seja uma opção viável pelo gasto e tempo de utilização. 

O que vale mesmo é avaliar quais as suas necessidades como leitor e refletir se de fato vale a pena investir.