Autor fala sobre luta por direitos de cuidadores informais

O escritor e advogado Domingos Dalabilia deverá lançar seu novo livro “Quando a Solidariedade Virar Lei” entre o fim de setembro e o início de outubro. A obra da Livros Loyola estará na Amazon tanto em versão física quanto em e-book e promete trazer uma reflexão sobre o tema que afeta muitas famílias brasileiras. 

“Quando a Solidariedade Virar Lei” fala sobre a luta por reconhecimento jurídico para os cuidadores informais de pessoas com necessidades especiais. Desse modo, Domingos Dalabilia transita entre técnica, filosofia jurídica e relatos pessoais, para falar sobre direitos, cuidados e inclusão. Além disso, o autor traz a perspectiva de profissionais que atuam na linha de frente das pessoas com necessidades especiais.

Cuidadores informais: A luta por direitos e reconhecimento 

O tema do livro analisa uma questão comum: o cuidado, muitas vezes exercido de forma altruísta e sem formalização, seja amparado por leis que garantam direitos e proteção a essas pessoas. 

Os cuidadores informais são, em sua maioria, familiares, amigos ou vizinhos. Dessa forma, essas pessoas dedicam tempo e esforço para auxiliar pessoas com deficiência ou que necessitam de cuidados. 

Geralmente, essas pessoas não possuem formação profissional específica. Além disso, abdicam de suas próprias carreiras e bem-estar para se dedicar integralmente ao cuidado. Portanto, a ausência de um reconhecimento legal pode levar à sobrecarga física e mental, dificuldades financeiras e falta de acesso a direitos básicos.

Sobre o autor 

L. Domingos Dalabilia é advogado há 37 anos, sendo também licenciado em História, Filosofia, Pedagogia, tendo sido professor por um pequeno período. Gaúcho, vive em São Paulo há mais de uma década. É autor do livro “Meninos Morrem de Medo: Contos de Flamígera” (2024).