Autor fala sobre luta por direitos de cuidadores informais
O escritor e advogado Domingos Dalabilia deverá lançar seu novo livro “Quando a Solidariedade Virar Lei” entre o fim de setembro e o início de outubro. A obra da Livros Loyola estará na Amazon tanto em versão física quanto em e-book e promete trazer uma reflexão sobre o tema que afeta muitas famílias brasileiras.
“Quando a Solidariedade Virar Lei” fala sobre a luta por reconhecimento jurídico para os cuidadores informais de pessoas com necessidades especiais. Desse modo, Domingos Dalabilia transita entre técnica, filosofia jurídica e relatos pessoais, para falar sobre direitos, cuidados e inclusão. Além disso, o autor traz a perspectiva de profissionais que atuam na linha de frente das pessoas com necessidades especiais.
Cuidadores informais: A luta por direitos e reconhecimento
O tema do livro analisa uma questão comum: o cuidado, muitas vezes exercido de forma altruísta e sem formalização, seja amparado por leis que garantam direitos e proteção a essas pessoas.
Os cuidadores informais são, em sua maioria, familiares, amigos ou vizinhos. Dessa forma, essas pessoas dedicam tempo e esforço para auxiliar pessoas com deficiência ou que necessitam de cuidados.
Geralmente, essas pessoas não possuem formação profissional específica. Além disso, abdicam de suas próprias carreiras e bem-estar para se dedicar integralmente ao cuidado. Portanto, a ausência de um reconhecimento legal pode levar à sobrecarga física e mental, dificuldades financeiras e falta de acesso a direitos básicos.
Leia também: Entrevista com o médico e escritor Maurício Mendes
Sobre o autor
L. Domingos Dalabilia é advogado há 37 anos, sendo também licenciado em História, Filosofia, Pedagogia, tendo sido professor por um pequeno período. Gaúcho, vive em São Paulo há mais de uma década. É autor do livro “Meninos Morrem de Medo: Contos de Flamígera” (2024).
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.
Olá, cara Ana Flávia.
Muito obrigado pelas considerações iniciais desse meu novo livro, o qual aborda questão fundamental nas areas dos Direitos humanos, da filosofia jurídica e da psicologia, que é o CUIDAR daqueles que cuidam. Trago a questão do Direito de solidariedade amparado na “metateoria do Direito Fraterno” do italiano Eligio Resta. Temos um capítulo sobre a jornada de Ludmila, um relato lúdico de jovem autista, trato da legislação vigente no Brasil e no mundo sobre os cuidadores informais, lanço uma tese/proposta legislativa consubstanciada na Lei n. 100/2019 do direito Portugues – que é o Estatuto do cuidador Informal. Busquei escrever de modo a que as pessoas possam fazer uma leitura acessivel aliando sensibilidade e técnica jurídica. ( instagram: @DALABILIADV)
Codiais saudações.