Yeoh Choo-Kheng, ou simplesmente Michelle Yeoh, tem ganhado mais visibilidade após a estreia do filme “Tudo, em todo lugar, ao mesmo tempo” que também está concorrendo à estatueta de ouro nesse fim de semana. Nascida na cidade de Ipoh – Malásia e de descendência chinesa, a atriz tem parte do destaque na indústria cinematográfica graças às suas habilidades coreógrafas. A paixão foi inicialmente adquirida por volta de seus 4 anos, quando começou a frequentar aulas de balé. Entretanto, devido à um trauma na coluna, não pôde dar seguimento à sua carreira de bailarina.

Michelle começou a carreira fazendo pequenas participações em alguns filmes de ação e artes marciais. É comum que a atriz abra mão de dublês, fazendo questão de (sempre que possível), cumprir seu papel por completo. Yeoh ainda tem a vantagem intrínseca da atriz poliglota. Mudou-se para Londres com 15 anos de idade, dominando os dois opostos da esfera de atuação comunicativa onde normalmente está inserida.

Foto de divulgação Michelle Yeoh em Tudo, em todo lugar, ao mesmo tempo.
Credito: Diamonds Film Brasil

Essa não será a primeira vez que ela concorre à uma premiação. Somente este ano, Michelle já recebeu prêmios como: “O Globo de Ouro” (melhor atriz em cinema), “Prêmios Screen Actors Guild” (melhor atriz e melhor elenco em cinema) e “Prêmios National Board of Review” (Melhor atriz), todos referentes ao filme “Tudo, em todo lugar, ao mesmo tempo”.

Com toda sua competência somada à sua carga artística, o destino de Michelle Yeoh não poderia ser diferente. É interessante analisar seus primeiros trabalhos no cinema, e saber que é notório seu diferencial. Em 1997, estrelou em “007 – o amanhã nunca morre” e surpreendeu contracenando ao lado de Pierce Brosnan, onde interpretou Wai Lin uma agente secreta chinesa, chegando até mesmo a ser reconhecida como “Bond Girl”.

Filmografia

Sua carreira é composta por filmes grandiosos como: O Tigre e o Dragão (2000), Memórias de uma Gueixa (2005), A Múmia (2008) e recentemente, chegou para somar no time do MCU com sua participação em Shang Chi, entre vários outros. E como se não bastasse uma grande lista de filmes de sucesso, a atriz também é dubladora e em 2011, deu voz a personagem “Falamacia” em Kung Fu Panda 2.

Michelle Yeoh, já foi vítima de episódios de machismo e xenofobia dentro da sua profissão, porém nada que a fizesse desistir. Além disso, ela pode ser a primeira atriz asiática a receber o prêmio.

A premiação do Oscar ocorre neste domingo (12/03), a partir das 20h, no horário de Brasilia.