A obra, escrita por Pâmella Passos, professora, pesquisadora e comadre de Marielle Franco, apresenta assim a trajetória da vereadora de maneira acessível para as crianças. Com ilustrações, cores vibrantes, quiz interativo e gráficos, o livro então transmite de forma didática a história de vida de Marielle. A mulher que se destacou pela luta pelos direitos humanos e pela igualdade de gênero segue viva nas páginas.
O livro começa com as afilhadas de Marielle convidando as crianças para embarcar nessa jornada de aprendizado e reflexão. Nesse sentido, a narrativa explora fatos importantes da vida de Marielle. Um deles é o momento em que ela decidiu mudar seu sobrenome de “Francisco” para “Franco”, após sofrer bullying na escola. O livro também revela a inspiração de Marielle nas mulheres da sua família para se engajar em causas feministas e lutar por igualdade de gênero.
Outros pontos marcantes abordados na obra incluem o episódio em que Marielle viu um homem armado pela primeira vez, aos 13 anos, e as barreiras sociais que enfrentou ao estudar na PUC-Rio. Na faculdade ela se deparou com o racismo e a desigualdade. A obra é uma oportunidade única de aprender sobre a luta de Marielle. Além disso, ela desperta a reflexão sobre questões sociais, raciais e de gênero desde cedo.
Parte da renda obtida com a venda deste livro será destinada ao Instituto Marielle Franco. A organização segue o legado da vereadora, promovendo ações em defesa dos direitos humanos e da igualdade de oportunidades para todos.
Sobre Marielle Franco
Marielle Franco nasceu na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, e teve uma trajetória acadêmica exemplar. Formada em Ciências Sociais com bolsa integral, especializada em Responsabilidade Social e Terceiro Setor, e com Mestrado em Administração Pública, Marielle usou sua formação para combater a pobreza e a violência, realidades que vivenciou de perto durante sua infância e juventude na Maré. Seu engajamento político e social a levou a se tornar uma militante incansável na luta pelos direitos das mulheres, negros e pobres, sempre com foco na transformação da sociedade.
Essa obra será lançada em março de 2025 é uma excelente oportunidade para que as crianças conheçam a história de uma mulher que, mesmo enfrentando tantas dificuldades, fez história e deixou um legado de coragem e resistência.
Leia também: Livro do editor Luiz Schwarcz chega às livrarias em maio
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram