Nova HQ de Little Goat reúne relatos reais de abuso e preconceito em consultas ginecológicas e faz um apelo por atendimento mais humanizado

A nova HQ “Querido Gineco – Relatos ilustrados de pessoas reais, com e sem vulva” tem lançamento marcado na CCXP25. Com autoria da quadrinista Little Goat (ela/dela, elu/delu), a obra traz relatos reais e potentes em forma de quadrinho. Por isso, a HQ não é recomendada para menores de 14 anos sem o acompanhamento de um responsável.

A partir de 13 histórias verdadeiras e anônimas, a obra traz relatos de abusos e preconceitos vividos em consultas ginecológicas, com destaque para aqueles sofridos por pessoas trans. Assim, a proposta é fazer uma denúncia sobre a precariedade e a negligência presente no meio, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto no particular.

Com essa iniciativa, a quadrinista busca dar visibilidade e espaço a todas as pessoas que passaram por situações semelhantes em consultórios ginecológicos. Além disso, elu faz um apelo à comunidade médica para a construção de um atendimento mais humanizado.

Os bastidores de “Querido Gineco”

Também conhecida como Lua Mota, Little Goat é ilustradora, quadrinista e pessoa não-binária (elu/ela). A artista já produziu a obra “Não binária, apenas”, que foi menção honrosa do 6° Prêmio Mix Literário LGBTQIAP+.

Em pré-venda no site de Little Goat, “Querido Gineco” surgiu a partir do auxílio do Projeto de Ação Cultural (ProAC) de 2024. Assim, a HQ será lançada na a CCXP25, com lançamento oficial em janeiro de 2026.

O ProAC é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC). Atualmente, o projeto destina recursos públicos para apoiar ações e produções culturais no estado de São Paulo. De acordo com reportagem do Fora do Plástico, a iniciativa engloba 20 artistas que receberam R$100 mil para a produção de uma HQ.