“Buffy: A Caça-Vampiros” foi uma série de sucesso, dos anos 90 e 2000, unindo terror, fantasia e as dificuldades da adolescência no ensino médio. Para um fã de fantasia, a receita perfeita que garantiu o total de 7 temporadas e um Spin-off dosando o terror e a comédia. Ou seja, a pura realidade do amadurecimento entre a adolescência e a vida adulta.
Criada por Joss Whedon (Vingadores, 2012), Buffy: The Vampire Slayer no título original estreou em 1997 pela 20th Century Fox Home Entertainment nos Estados Unidos. Buffy foi a percursora para as séries do mesmo gênero como Diário de Um Vampiro, The Originals entre outras.
O sucesso da série vem do fator determinante que é o desenvolvimento de cada personagem, que no passar da 1ª até a 7ª temporada é perceptível, principalmente o olhar sobre a vida. Os fãs de Buffy cresceram com seus personagens e muitas vezes conseguiam se conectar com eles. Conheça a história de Buffy: A Caça Vampiros:
“Buffy: A Caça-Vampiros” foi uma série de sucesso, dos anos 90 e 2000, unindo terror, fantasia e as dificuldades da adolescência no ensino médio. Para um fã de fantasia, a receita perfeita que garantiu o total de 7 temporadas e um Spin-off dosando o terror e a comédia. Ou seja, a pura realidade do amadurecimento entre a adolescência e a vida adulta.
Trama de Buffy: A Caça Vampiros
Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar) é apenas uma adolescente comum vivendo sua vida no Ensino Médio. Com apenas 15 anos, a garota descobre que é, na verdade, uma Caçadora de Vampiros, escolhida para proteger sua cidade dos perigos causados por vampiros e demônios.
Com seus amigos, Xander (Nicholas Brendon) e Willow (Alyson Hannigan) com ajuda de Giles (Anthony Stewart Head) seu guardião combatendo os seres das trevas para manter a população de Sunnydale sua nova casa, a salvo.
Entre o ensino médio e a faculdade, várias pessoas entram na vida de Buffy e seus amigos, transformando a vida de todos e amadurecendo cada personagem, moldando suas personalidades adultas.
Turma do Scooby ou Slayerettes
Quando Buffy muda para Sunnydale e começa a frequentar o colégio Sunnydale High ela quer deixar o passado para trás. A história é sequencia dos acontecimentos do filme Buffy – A Caça Vampiros de 1992. Após descobrir que é a escolhida, enquanto vivia com os pais na cidade de Los Angeles.
Assim como na série, Buffy (Kristy Swanson) passa por ataques de vampiros e sua escola acaba destruída. Por tanto, nesse momento ela e a mãe deixam Los Angeles, mas a caçadora não consegue fugir de seu destino.
No entanto, Buffy não está sozinha, pois ao salvar a vida de Xander e Willow de um perigoso vampiro, os novos amigos decidem ajudá-la na missão de manter a cidade e o colégio seguros. É então, que o trio é reconhecido como a Turma do Scooby uma alusão ao desenho em que um grupo de amigos e o cachorro Scooby caçam monstros e revelam suas identidades.
Outro nome é Slayerettes usado várias vezes por Willow e Spike (James Masters)
Turma Original
Rupert Giles: Rupert Edmund Giles guardião e uma figura paterna para Buffy. Ex-bibliotecário da Sunnydale High School, e o especialista em ocultismo do grupo.
Xander Harris: Alexander LaVelle “Xander” Harris o melhor amigo de Willow e de Buffy. Sendo o único de seu grupo de amigos a não possuir habilidades sobrenaturais. Por isso Xander era geralmente quem enxergava além do sobrenatural. Além disso, Xander era conhecido por sua atitude irreverente e humor sarcástico, especialmente diante do perigo.
Willow Rosenberg: Willow Danielle Rosenberg, uma poderosa bruxa nativa de Sunnydale e a melhor amiga de Buffy. Ela começou sua jornada como uma tímida nerd de computação e ao longo das temporadas foi desenvolvendo seus talentos para se tornar uma bruxa poderosa.
Além deles, outros membros surgiram como Cordelia (Charisma Carpenter), Oz (Seth Green), Anya, Spike, Fatih (Eliza Dushku) e Tara (Amber Benson). Alguns de vilões viraram aliados, outros foram interesses amorosos que acabaram ajudando o grupo em diversos conflitos.
Vampiros e Demônios
O que seria de uma caçadora, sem vilões para combater, em Buffy existiram diversos deles, desde vampiros, demônios, humanos e até máquinas. O grande número de ataques ocorridos acontece pelo fato da cidade de Sunnydale ser construída em cima do que chamam de Boca do Inferno, onde habitam criaturas sombrias.
Angelus (David Boreanaz) é um vampiro que vive na Boca do Inferno, ele tem mais de duzentos anos. Conhecido por ser um assassino implacável e cruel devido aos feitos do passado.
No entanto, após atacar um grupo de ciganos, o demônio é amaldiçoado e condenado a voltar a viver com sua alma. O que lhe devolve a humanidade e por isso lembrando dos assassinatos cometidos ele sofre com o remorso.
Outro ponto importante é que por isso lhe foi negado o direito à felicidade, já que caso ele encontre a felicidade sua alma será arrancada dele.
Romance Angel e Buffy
A relação entre o vampiro e a caçadora causa incomodo por Buffy ter apenas 16 anos e ele ser um demônio de mais de 200 anos. Além de ser um assassino sanguinário.
Quando se apaixonam, eles levam a relação de forma tranquila, mas assim que se entregam a esse amor, Angel volta a ser uma criatura cruel e sedenta por sangue.
Deixando o casal de pombinhos apaixonados ser transformados em inimigos mortais.
Drusilla e Spike
Drusilla (Juliet Landau) uma jovem religiosa que tem sua família assassinada por Angelus. Já a jovem acaba transformada por ele numa criatura imortal insana e cheia de dor.
Por sua vez, vinte anos após sua transformação, Drusilla transformou um jovem poeta conhecido por Spike (James Master) que se tornou seu amante por décadas.
Ele era bem conhecido entre humanos e demônios por enfrentar e matar duas Caçadoras e por seu histórico de torturar suas vítimas. Ambos aparecem em Sunnydale onde são atacados por jovens que deixam Drusilla fraca.
Em seguida, Spike acaba pendindo para Angel ajudar Drusilla.
Outro demônio surgi na cidade, Anya (Emma Caulfield) com mais de mil anos. Originalmente o demônio foi uma humana chamada Aud que vivia na Suécia. Após amaldiçoar seu amante infiel, ela conheceu D’Hoffryn que a ofereceu para torná-la um demônio imortal e dedicar sua vida à vingança.
Assim surge Anyanka, que concede desejos para as mulheres se vingando dos homens que as desprezaram. Mas, após perder seus poderes ao realizar um desejo de Cordelia, ela se tornou humana e frequentou a escola Sunnydale High.
Novas Caçadoras
Kendra Young, uma Caçadora da Jamaica ativada em 1997 após a morte temporária de Buffy Summers. Treinada por seu guardião Sam Zabuto, Kendra se dicava completamente ao seu chamado. Ela fez uma aliança com Buffy na luta contra os vampiros Spike e Drusilla. Infelizmente a vampira Drusilla mata a jovem após apenas um ano como caçadora.
Faith Lehane chega em Sunnydale para assumir o lugar de Kendra, após usa morte. Sendo a última chamada pela linha de sucessão original. Convivendo com Buffy as caçadoras compartilham coisas em comum, mas também possuem muitas diferenças que causam atritos e problemas em Sunnydale.
Willow Nerd e Bruxa poderosa
Ainda na adolescência, Willow era uma jovem tímida e com extenso conhecimento em computadores. O que era de grande ajuda para o grupo.
Com o passar das temporadas, Willow desperta interesse em magia quando performa um feitiço para restaurar a alma de Angel. Com a ajuda de sua namorada Tara (Amber Benson) ela eleva seu conhecimento e alcança um poder inigualável.
Cada temporada uma metáfora
Joss Whedon comentou algumas vezes em entrevistas e vídeos extras que quando teve a ideia de Buffy era que a personagem não se levasse a sério, mesmo lidando com perigos de vida ou morte.
As persona. Whedon queria brincar com isso, pegando um rosto padrão e delicado e entregando uma personalidade forte e independente.
Buffy apanha, bate e levanta, recomeçando, episódio após episódio. Talvez isso já seja uma metáfora sobre não parar nas primeiras dificuldades.
Por falar em metáforas, cada episódio e temporada deixam algumas alusões sobre a realidade. Mesmo com personagens poderosos, é possível passar por adversidades e buscar por respostas.
Temas como depressão, luto, vícios e até casos marcantes como atentados a escolas. A produção da série encontrou diversas maneiras de lidar com esses temas. Algumas vezes de forma leve e até cômica e outras profundas.
Buffy se encontra em vários momentos em relações abusivas e o desenvolvimento dessas relações. Como o fim leva os espectadores às consequências disso.
As perdas que sofrem ao longo das 7 temporadas, isso muda cada personagem e ajuda em seu amadurecendo transformando sua personalidade e o modo de ver a vida.
O Legado de Buffy: A Caça Vampiros
Buffy: A Caça Vampiros rendeu um spin-off, uma série solo para Angel, que carrega o nome do personagem. Outro legado são os quadrinhos que continuam a história da jovem caçadora.
Apesar dos rumores sobre um Reboot, a atriz Sarah Michelle Gellar afirmou que não voltaria a interpretar a personagem.
Para os fãs que ainda procuram por continuações, a série em áudio Slayers: A Buffyverse Story (2023) focada em Spike, personagem de James Marters e se passa após 10 anos do término da série. E conta com a participação do elenco original, nomes como Charisma Carpenter, Anthony Head, Juliet Landau, Emma Caulfield Ford entre outros.
Para finalizar, Buffy abriu portas no final dos anos 90 e início dos anos 2000 para esse gênero de ficção terror que transita entre a adolescência e a vida adulta. Apesar dos poderes fantásticos, os fãs conseguem se enxergar em cada personagem.
Todas as terças-feiras, o portal irá trazer dicas de séries de sucesso que merecem ser assistidas. Não percam!