“Refinaria” marca a estreia literária do jornalista Rodrigo Cabral. O livro é composto por poemas que tentam capturar o processo de transformação da paisagem geográfica da Região dos Lagos (RJ) e de sua própria memória. Lançada durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2024, a obra, publicada pela Sophia Editora, conta com ilustrações do artista visual Rapha Ferreira.

Na obra, a poesia é a ferramenta para explorar cenários em constante mutação. Assim, retrata, a partir de uma linguagem poética original, a relação do autor com o espaço onde cresceu, em Cabo Frio (RJ). “Ouvi o que esses cenários diziam sobre minhas memórias, sempre borradas e fragmentadas” declara Cabral.

Sobre a obra

Em “Refinaria”, o autor revisita memórias de infância num território preenchido por salinas prateando os dias. Logo, lembranças em estado bruto são mescladas às percepções do poeta sobre elementos do patrimônio histórico e da paisagem. A praia, a lagoa, os montes de sal, a figueira que se mantém numa rua onde quase tudo muda, menos a centenária árvore. Portanto, ao autor, interessa investigar o que se transforma e observar o que resta.

Desse modo, se inaugura a “Refinaria”, pois coleta significados e experimentos diversos para a palavra. Embora esteja enraizado no vocabulário pertinente às cidades da Região dos Lagos, o livro faz movimentos de ida e vinda, para conceber “Refinaria” a partir de variados espectros: a relação com a figura paterna; a constituição da camada pré-sal e uma viagem para outros lugares. Além disso, o livro de Rodrigo Cabral trata do próprio texto e dos processos contínuos de edição.

Sobre o autor

Rodrigo Cabral, 34 anos, nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e cresceu em Cabo Frio (RJ), onde fundou a Sophia Editora. Em 2024, Rodrigo foi segundo colocado no Prêmio Off Flip de Literatura na categoria Contos e finalista na categoria Poesia. Além disso, no ano anterior, conquistou o terceiro lugar no Festival de Poesia de Lisboa. Também foi finalista do Prêmio Off Flip na categoria Poesia, em 2022.

Redatora em experiência sob a supervisão de Anna Flávia Lopes