Uma matéria para celebrar o legado de um dos maiores escritores do Brasil. 17 de dezembro é a data do aniversário de Érico Veríssimo. Um dos principais nomes da segunda fase Modernista da literatura brasileira, se consolidou como um dos escritores mais importantes do século XX. 

Nascido em 17 de dezembro de 1905 na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Érico Veríssimo venceu os dois prêmios mais importantes da literatura nacional: Prêmio Jabuti e Prêmio Machado de Assis. O escritor faleceu em 1975. 

No entanto, mesmo passados 119 anos de seu nascimento e quase 50 anos de sua morte, o legado de Érico Veríssimo segue forte e suas obras conquistando novas gerações. Dessa forma, para celebrar o nascimento do escritor, relembre três obras importantes de Érico Veríssimo.

Olhai os Lírios do Campo (1938)

Crédito: Companhia das Letras

Primeiro best-seller de Érico Veríssimo. Narra a história de Eugênio Pontes, um jovem de origem humilde que se torna médico e ingressa na alta sociedade devido a um casamento por interesse. Desse modo, ele se afasta da família, assim como daqueles que realmente ama. Uma verdadeira reflexão sobre a vida.

O Tempo e o Vento (1948)

Crédito: Companhia das Letras

Obra de ficção que conta a história do Rio Grande do Sul, seguindo a saga da família Terra-Cambará. Desde o histórico povoado de Missões até as Revoluções Federalistas. Os personagens Ana Terra, Bibiana e Capitão Rodrigo vivem grandes aventuras.

Incidente em Antares (1971)

Crédito: Companhia de Bolso

Uma narrativa surpreendente do início ao fim. Em 13 de dezembro de 1963, várias pessoas morrem em Antares. No entanto, os coveiros estão de greve. Quitéria Campolargo que espera se encontrar com o Criador, descobre então que é agora uma morta-viva, assim como os outros que faleceram naquele dia. Portanto, ela e os demais mortos protestam pelo direito de serem enterrados. Caso contrário, eles irão assombrar a cidade. Os mortos então passam a vagar pelas ruas e pelas casas de Antares.