Os anos 90 foram uma década interessante para o gênero de terror, com uma variedade de filmes que exploraram diferentes subgêneros e estilos. Os filmes de terror sempre mexem com nossa imaginação, seja trazendo medo, divertindo ou até mesmo nos fazendo refletir sobre determinadas situações. Mas quais são os melhores filmes de terror dos anos 90?
Segue uma lista de filmes que selecionamos como os melhores filmes de terror da década de 1990 para que vocês possam assistir e reviver essa nostalgia das televisões de tubo. Vale lembrar que estes são apenas alguns filmes, e é claro, a apreciação do terror pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, há muitos outros filmes notáveis dos anos 90 que fizeram bastante sucesso dentro desse gênero.
Então preparem sua pipoca, seu refrigerante e boa diversão!!!!!
O Sexto Sentido (1999)
“O Sexto Sentido” é um filme de suspense sobrenatural lançado em 1999, dirigido e escrito por M. Night Shyamalan.
O filme segue o Dr. Malcolm Crowe, um psicólogo infantil interpretado por Bruce Willis, que está tentando ajudar um menino chamado Cole Sear, interpretado por Haley Joel Osment. Cole afirma ver pessoas mortas e está assombrado por essas aparições. Crowe tenta ajudar Cole a superar seus medos e lidar com seu domínio incomum.
O Silêncio dos Inocentes (1991)
“O Silêncio dos Inocentes” (“The Silence of the Lambs”) é um filme de suspense psicológico lançado em 1991, dirigido por Jonathan Demme e baseado no romance homônimo de Thomas Harris. O filmse destaca por sua trama intensa, atuações impressionantes e por ter vencido os cinco principais prêmios da Academia (Oscar) em 1992: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado.
A história segue a agente do FBI Clarice Starling, interpretada por Jodie Foster, responsável por entrevistar o notório psiquiatra Dr. Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins. Lecter é um brilhante e perigoso psicopata, atualmente preso, mas que já cometeu assassinatos horríveis. O motivo para a entrevista de Starling é obter insights sobre a mente de outro assassino em série, conhecido como “Buffalo Bill”, para ajudar na sua captura.
Pânico (1996)
“Pânico” é um filme de terror e suspense lançado em 1996, dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson. O filme é conhecido por revitalizar o gênero de terror ao introduzir elementos metalinguísticos que comentam as convenções dos filmes do gênero.
“Pânico” segue Sidney Prescott interpretado por Neve Campbell, um estudante do ensino médio em Woodsboro, que se torna alvo de um assassino mascarado conhecido como Ghostface. O assassino começa a perseguir Sidney e seus amigos, enquanto eles tentam descobrir a identidade do criminoso.
Advogado do Diabo (1997)
“Advogado do Diabo” é um filme lançado em 1997, dirigido por Taylor Hackford e estrelado por Keanu Reeves e Al Pacino. O filme é um thriller sobrenatural que explora temas de moralidade, ética e a natureza do bem e do mal.
A trama segue Kevin Lomax interpretado por Keanu Reeves, um advogado talentoso e ambicioso que é recrutado por um advogado poderoso chamado John Milton interpretado por Al Pacino. Milton oferece a Lomax uma posição em sua firma de advocacia em Nova York, onde ele alcança rapidamente o sucesso. No entanto, à medida que Lomax mergulha mais fundo em seu trabalho, ele começa a perceber as consequências sombrias de suas ações e a verdadeira identidade de seu chefe.
Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)
“Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” é um filme de terror lançado em 1997, dirigido por Jim Gillespie e baseado no romance homônimo de Lois Duncan. O filme faz parte do subgênero de slasher, caracterizado por histórias de suspense e terror, geralmente com um assassino em série perseguindo um grupo de pessoas.
A trama gira em torno de um grupo de jovens que atropelam um homem na estrada durante uma noite de verão. Entretanto, em vez de relatarem o incidente, decidem esconder o corpo. No entanto, no ano seguinte, começa a receber ameaças anônimas que indicam que alguém sabe o que aconteceu naquela noite e está determinado a fazer com que paguem pelas suas ações.
Ringu (O Chamado) (1998)
“Ringu” é um filme de terror japonês lançado em 1998, dirigido por Hideo Nakata. O filme é baseado no romance homônimo de Koji Suzuki. A história de “Ringu” gira em torno de uma fita de vídeo amaldiçoada que causa a morte de quem a assiste após sete dias.
A trama segue a jornalista Reiko Asakawa, interpretada por Nanako Matsushima, que investiga a misteriosa morte de sua sobrinha e de seus amigos. Ao descobrir uma fita de vídeo estranha em uma cabana isolada, ela assiste ao conteúdo apenas para receber uma chamada telefônica perturbadora informando que ela terá sete dias para viver. Desesperada para salvar sua própria vida, Reiko parte em uma corrida contra o tempo para desvendar o mistério por trás da fita.
Certamente “Ringu” foi um sucesso notável e teve um impacto significativo no cinema de terror japonês e internacional. O filme gerou diversas sequências e adaptações, incluindo versões americanas como a franquia “O Chamado” (The Ring), dirigida por Gore Verbinski, estrelada por Naomi Watts. A exibição da fita de vídeo amaldiçoada tornou-se uma parte icônica da cultura popular e consumiu muitos outros filmes e obras de terror ao redor do mundo.
Entrevista com o Vampiro (1994)
“Entrevista com o Vampiro” é um filme de drama gótico e terror lançado em 1994, dirigido por Neil Jordan. A produção é baseada no romance homônimo de Anne Rice. A história gira em torno de um vampiro chamado Louis de Pointe du Lac, interpretado por Brad Pitt. Ele é entrevistado por um jornalista, interpretado por Christian Slater, sobre sua vida como vampiro ao longo dos séculos.
O filme ainda conta com Tom Cruise no papel de Lestat de Lioncourt, um vampiro mais antigo que transforma Louis em um vampiro. Kirsten Dunst também estrela como Claudia, uma jovem vampira criada por Lestat. A narrativa explora temas como imortalidade, solidão e busca por sentido na existência.
A Bruxa de Blair (1999)
“A Bruxa de Blair” (The Blair Witch Project) é um filme de terror lançado em 1999, dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez. O filme popularizou o formato de “found footage” onde a história acontece como se fosse um documentário real, compilando cenas com episódios.
A trama segue três cineastas amadores que decidem fazer um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair, uma entidade misteriosa que assombra a floresta de Burkittsville, Maryland. Eles vão para a floresta explorar as origens da lenda. Entretanto coisas estranhas começam a acontecer à medida que se perdem e enfrentam situações aterrorizantes.
O Mistério de Candyman (1992)
“O Mistério de Candyman” (título original: Candyman) é um filme de terror lançado em 1992, dirigido por Bernard Rose. O filme é baseado no conto “The Forbidden” de Clive Barker. Ele conta a história de um estudioso de lendas urbanas que investiga a lenda de Candyman, é um espírito vingativo com uma conexão aterrorizante com um complexo habitacional em Chicago.
Desse modo, a trama gira em torno da lenda de Candyman, um homem escravo que foi brutalmente assassinado há muitos anos por ter um relacionamento com uma mulher branca. De acordo com a lenda, se repetir seu nome cinco vezes diante de um espelho, ele aparecerá e matará com seu gancho ensanguentado.
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)
“A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” é uma história popular que tem suas raízes na tradição folclórica europeia, mas ficou mais conhecida através da obra “The Legend of Sleepy Hollow” (A Lenda do Sono Eterno) escrita pelo autor norte-americano Washington Irving. A história foi publicada pela primeira vez em 1820 como parte de uma coleção de contos chamada “The Sketch Book of Geoffrey Crayon, Gent.”
O enredo passa no final do século XVIII e segue Ichabod Crane interpretado por Johnny Depp, um detetive excêntrico de Nova York. Ele é enviado para a pequena vila de Sleepy Hollow para investigar uma série de assassinatos misteriosos. As vítimas são decapitadas, a lenda local sugere que o responsável é um espectro conhecido como “O Cavaleiro Sem Cabeça”.
Ichabod, um homem cético e avesso ao sobrenatural, enfrenta seus medos enquanto tenta desvendar os segredos sombrios da vila. Nesse ínterim, ele logo se depara com forças sobrenaturais, incluindo o lendário Cavaleiro Sem Cabeça, um soldado decapitado que cavalga pela noite em busca de vingança. Enquanto investiga, Ichabod se apaixona por Katrina Van Tassel interpretada por Christina Ricci, filha de um rico fazendeiro local, e descobre que a verdade por trás dos assassinatos está entrelaçada com segredos obscuros da comunidade.
————————————————————————————————————————————
E aí? Gostaram da nossa lista? Caso lembre de algum outro filme de terror dos anos 90 que merece destaque podem enviar nos comentários!
Por fim, continue atento em nosso site e em nossas redes sociais!