Obra conta com tradução de Adriana Lisboa
O livro “Vidro, ironia e Deus” (1995), uma das obras mais conhecidas da escritora canadense Anne Carson, ganhará uma nova edição em 2026 pela Editora Relicário. A obra que transita entre poesia e ensaio traz referências às irmãs Brontë e explora temas como voz feminina, tradições judaicas e memórias.
Essa nova edição contará com tradução de Adriana Lisboa e deverá ser lançada em fevereiro. O texto é repleto de poemas longos e ensaios. Um deles é “O gênero do som”, que analisa como a voz feminina sempre teve associação à falta de controle. Originalmente publicada em 1995, “Vidro, ironia e Deus” tornou-se uma das obras fundamentais da autora. Anne Carson transita entre ironia, refletindo sobre questões divinas de forma poética.
Sobre a autora
Anne Carson nasceu em Toronto, no Canadá, em 1950. Uma das autoras mais importantes da literatura contemporânea, é, além de escritora, tradutora de grego antigo e professora de literatura clássica. Doutora em Filologia Clássica pela Universidade de Toronto, com estudos em métrica grega na Universidade de St. Andrews (Escócia). A obra de Anne Carson mistura poesia, ensaio acadêmico, crítica e drama.
Leia também: Marilena Chaui explora a filosofia como modo de vida em livro
Algumas das mais famosas são “Vidro, ironia e Deus” (1995), “Autobiografia do Vermelho” (1998), “A Beleza do Marido” (2001), entre outros. Anne Carson foi a primeira mulher a vencer o T.S. Eliot Prize em 2001, por A Beleza do Marido. Também recebeu o Guggenheim Fellowship, MacArthur “Genius” Award, Griffin Poetry Prize, Prêmio Princesa das Astúrias de Letras.
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram