A Árvore que dava sorvete é uma das obras mais conhecidas de Sérgio Capparelli, o livro foi publicado pela primeira vez em 1999 e reúne diversos poemas infantis que exploram a imaginação e o humor, levando o leitor para dentro do mundo de fantasia próprio da infância.
Nesta edição o texto ganha uma nova vida com as ilustrações de Bruna Assis Brasil. A artista usa colagens para criar imagens cheias de cor, textura e movimento. E seu trabalho vai muito além da representação gráfica, ela interpreta, sugere e brinca com as cores e sentidos acrescentando elementos ao texto. A árvore que dá sorvete, por exemplo, não aparece de forma literal: ela surge reinventada em pedaços de papel, cores recortadas, sobreposições inesperadas. Esse recurso cria um jogo entre o texto escrito e o visual, que instiga a criança a imaginar além do óbvio.
No que diz respeito ao plano literário em si o nonsense aparece como temática principal, através do qual o autor nos convida a olhar a vida sob outro olhar, imaginar o inimaginável, e se divertir com o improvável. Desta forma, ao ler “ A Árvore que dava sorvete” a criança tem a oportunidade não só de rir e imaginar situações absurdas, mas também de se familiarizar com o fato de que o mundo é um espaço plural que pode ser visto e vivenciado por diversos ângulos. Esse exercício abre espaço para uma construção mais flexível e criativa de si e da vida.
Outro ponto que se destaca na obra é a musicalidade. Os poemas possuem ritmo, rima e sonoridade que convidam à leitura em voz alta. Neste ponto ele me lembrou muito os poemas que ouvia quando estava no meu processo de alfabetização. O que me trouxe uma nostalgia gostosa.

A árvore que dava sorvete é mais do que um livro de poemas para crianças. É uma celebração da imaginação e do poder da palavra. A edição, com suas colagens vibrantes, contribui para ampliar o alcance do texto. á o conteúdo literário se mostra sólido e inovador. Capparelli não se limita a divertir. Ele convida a criança a experimentar a língua, a descobrir novas sonoridades e a aceitar o impossível como parte do jogo poético. O resultado é uma obra multissensorial que eleva ainda mais experiência da leitura, reafirmando que a infância é espaço de invenção, liberdade e experimentação. Em tempos em que a pressa e a tecnologia muitas vezes limitam a fantasia, o livro de Capparelli oferece um respiro poético: um convite para acreditar que até árvores podem dar sorvete.
Ficha Técnica
Editora: GLOBAL
Edição: 2ª edição
Formato: 20,5 x 27,5 cm
40 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 210 gramas
ISBN: 978-65-5612-763-7
Código de Barras: 9786556127637
Foto de capa: Montagem / reprodução
══════════════════════════════════════════════
 📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.
 
						 
							