O livro “Amor às Causas Perdidas”, é o último lançamento da autora nacional Paola Aleksandra. Conhecida por seus romances de época, nessa nova obra, Paola vai apresentar um romance contemporâneo, do subgênero New Adult, que vai conquistar os leitores.

Com uma trama repleta dor, mentiras e recomeços, é o amor que vai se sobressair na história. Laura e Téo estão em momentos distintos da vida que de alguma forma, vão se conectar.

Sinopse

Laura sempre amou uma causa ― supostamente ― perdida. Amante de contos de fadas e finais felizes, e apresentadora de um podcast em que comenta histórias alheias de amores fracassados, ela sempre conseguiu ver o copo meio cheio e acreditar que tudo dá certo no final. Mas a coisa muda bastante de figura quando ela própria começa a se ver como um caso sem salvação, depois de descobrir que sua vida foi baseada em uma mentira e cortar relações com a família. Ao se ver incumbida de escrever uma matéria com o potencial de expor todas as suas feridas para a revista em que trabalha, talvez as palavras de um desconhecido ditas três anos antes possam ajudá-la a recomeçar.

Téo é um médico geriatra com medo da morte, portanto está muito familiarizado com a irremediabilidade de certas causas. Mas, um tanto perdido, ele começa a questionar se deve insistir em sua residência médica em Minas Gerais, afinal, como seguir um caminho que vai mantê-lo longe da família, quando o que mais quer é cuidar dela? Então ele decide voltar para casa, só que não esperava encontrar alguém ocupando seu quarto… e com o potencial de ocupar um lugar ainda mais especial.
Laura e Téo vão se ver no meio de um turbilhão que não apenas irá obrigá-los a entender seus medos, como enfrentá-los e assim decidir por quais causas vale a pena lutar.

Foto: Reprodução

Amor às Causas Perdidas

Paola Aleksandra se superou no livro Amor às Causas Perdidas, sem dúvidas sua melhor obra até o momento. A forma como a história de Laura e Téo se cruzam é tão natural que chega a ser impossível pensar em outra alternativa. Apesar do livro fugir do clichê triângulo amoroso, em alguns momentos, como leitora, tive a impressão que o ex-noivo de Laura pudesse tentar algo a mais, mas logo vi que a história não iria seguir esse rumo.

O livro vai mostrar a vida pessoal de duas pessoas machucadas que querem se curar. Laura acabou de descobrir uma informação sobre seu passado que muda toda sua visão de uma vida inteira, quanto Téo precisa tomar uma decisão que vai mudar todo seu futuro.

Laura e Téo

A personagem Laura, me conquistou no primeiro capítulo. Sua forma de ver o mundo, mesmo depois do caos, me deixou bastante reflexiva. Encarar uma realidade de mentiras não é fácil, e sua decisão de se isolar das pessoas que a machucaram é legítima. No início, não fica evidente o motivo, então muitos leitores acharam que ela pegou pesado com os avós e seu ex-noivo. Entretanto, quando somos apresentados a verdade, e relemos o início de cada capítulo (eles possuem versos de poemas), entendemos a gravidade da questão. Então, tive muita admiração por sua força de superar tudo que viveu e ainda dar uma chance ao amor.

Téo, é um médico residente que vive em Minas Gerais, enquanto sua família inteira está em Curitiba. O protagonista foi adotado pelo casal Jonas e Bernado, quando era criança, mas apesar de encontrar muito amor em seu lar, ele desenvolveu terror noturno pelo medo de perder os pais. Isso o acompanha até a vida adulta, o que achei incrível de ser abordado. Em um capítulo, é possível sentir o seu medo ao entrar em uma situação de risco com seus pais. Até o momento em que ele percebe que realmente precisa de ajuda. Téo passou tanto tempo preso na ideia que poderia salvar seus pais de tudo, que esqueceu de viver a sua realidade e a sua vida, até conhecer Laura.

O romance dos dois foi incrível de ler, cada conexão do casal eu pude sentir o amor vindo através das palavras. Paola Aleksandra possui uma criatividade única para romances, por esse livro ser um romance contemporâneo, é possível sentir uma familiaridade maior com as cenas. Diferente de outras obras da autora, que são romances de época.

Como Paola Aleksandra abordou a temática “adoção”

Téo e sua irmã Tainá, foram adotados e tiveram a oportunidade de viver em uma família amorosa de maneira digna. Laura, foi adotada pelos avós maternos, pois sua mãe faleceu quando ela era muito pequena. São tipos diferentes de adoção, e esse é um grande ponto da trama.

Em uma cena, a chefe de Laura pede que ela escreva um artigo sobre adoção no Brasil, então a protagonista começa a pesquisar sobre o assunto. Dessa forma, os leitores começam a ver os diferentes tipos de adoção e como a maternidade pode ser variada. De modo pessoal, gostei muito como a autora abordou o tema, ela foi sensível e ao mesmo tempo realista.

Por fim, recomendo o livro Amor às Causas Perdidas para todos os leitores de romance, de fato, esse está imperdível.