A DarkSide® Books nos enviou três de suas mais recentes obras, as Graphic Novels da série Monstros da Universal. Cada Graphic Novel fala de um dos monstros mais famosos da franquia: Drácula, Frankenstein e O Monstro da Lagoa Negra. Nessa review, falaremos sobre a criatura que vive no coração da selva amazônica brasileira: O Monstro da Lagoa Negra.
A história de Monstros da Universal: O Monstro da Lagoa Negra Vive!
Diferente das Graphic Novels de Drácula e Frankenstein, O Monstro da Lagoa Negra Vive! não adapta o filme de 1954. Ela continua a história cerca de 30 anos depois dos acontecimentos originais. Ela ignora as duas sequências dos anos 50 e parte direto da ideia de que a criatura ainda vive na mesma região da floresta amazônica, guardando os segredos da famosa lagoa negra.
A protagonista é Kate Marsden, uma jornalista traumatizada. Anos atrás, ela foi quase foi assassinada por Darwin Collier, um ex-soldado americano que virou serial killer, conhecido por afogar suas vítimas. Obcecada por vingança, ela parte para a Amazônia em busca dele. Só que, ao chegar lá, descobre que além do assassino humano, ainda existe um monstro não humano espreitando nas águas, o lendário Homem-Guelra ou em inglês, Gill-man.
No meio disso, entra também o Dr. Edwin Thompson, personagem do filme clássico, agora marcado fisicamente pela criatura e igualmente obcecado em destruí-la. Ele e seu ajudante local, Christiano, caçam o monstro sem descanso.
Uma continuação onde a criatura não é o foco principal

A trama vai costurando os três personagens humanos, Kate, Edwin e Darwin, como reflexos daquilo que a história realmente quer mostrar: a escuridão da natureza humana, muito mais assustadora do que a própria criatura. O Monstro da Lagoa Negra, aqui, aparece mais como um símbolo e uma presença fantasmagórica, sempre rondando, mas raramente mostrado em detalhe.
O foco de O Monstro da Lagoa Negra Vive! vai além da criatura. Dan Watters e Ram V usam Kate, Darwin e Edwin como espelhos daquilo que há de mais sombrio no ser humano, a vingança, loucura e crueldade. Dessa forma, eles constroem um suspense psicológico mais perturbador que o próprio monstro. Kate é uma sobrevivente marcada pelo trauma, movida não por justiça, mas por vingança, o que a torna uma protagonista complexa, chegando a ser desconfortável para o leitor. Nesse jogo de tensões, a Criatura permanece quase em segundo plano, mas sempre presente, como no clássico original, reforçando a atmosfera de suspense.
Uma preciosidade com selo da Darkside


A arte de Matthew Roberts completa a experiência com um estilo cinematográfico, cheio de cortes dinâmicos e enquadramentos que remetem aos filmes B (produções cinematográficas de baixo orçamento, frequentemente com elencos menos conhecidos, efeitos especiais mais simples e roteiros criativos ou exagerados), mas com um ritmo mais próximo ao cinema dos anos 1970. A floresta parece respirar, sufocante, enquanto o monstro surge de forma sutil e recompensadora. Apesar de uma reviravolta final considerada desnecessariamente óbvia, a minissérie entrega uma leitura envolvente, que honra o legado da Universal.
A DarkSide Books faz o que sabe fazer de melhor: entrega uma edição de respeito, em formato americano, papel couchê, fitilho vermelho para marcar as páginas e extras de arrepiar. Tem galeria de capas variantes e um posfácio assinado por Mallory O’Meara, autora do livro “A Dama e a Criatura”, que recupera a história perdida de Milicent Patrick, criadora da máscara da Criatura.
Vale a pena ler Monstros da Universal: O Monstro da Lagoa Negra Vive!?
Vale muito a pena mergulhar em O Monstro da Lagoa Negra Vive! A graphic novel expande o legado de um dos clássicos do terror. Em vez de simplesmente revisitar a história original, os roteiristas Dan Watters e Ram V criam uma trama inédita que se passa décadas depois dos eventos do filme de 1954, explorando novas camadas de suspense, terror e humanidade. A narrativa não se limita ao monstro em si, mas mergulha profundamente nos dilemas e obsessões dos personagens humanos, mostrando que o verdadeiro horror pode estar tanto na criatura quanto nas pessoas. É uma leitura que equilibra nostalgia e frescor, respeitando a essência do original, mas entregando algo novo e surpreendente.
Por fim, Monstros da Universal: Drácula Vive! está disponível para compras no site da Darkside e também na Amazon.
═════════════════════════════════════════════════════════════
🩸 Para mais textos, análises e notícias sombrias sobre o mundo do terror, siga o Geek Sinistro nas redes sociais e não perca nenhuma novidade arrepiante.
Crédito da Capa: Adaptação | Divulgação