A 24ª edição do livro “O Mistério das 5 Estrelas” marca a data em que Marcos Rey completaria cem anos. O paulista, nascido em 17 de fevereiro de 1925, é a mente por trás de diversos suspenses e romances. Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), as obras de Marcos permanecem vivas muito tempo após a sua partida, em 1999.
Publicada pela editora Global, a edição comemorativa conta com uma diagramação especial além de imagens e fatos sobre o autor.
O Mistério do 5 Estrelas
Leo é um jovem que ama trabalhar no famoso hotel, conhecido por ser um dos poucos no Brasil a ter as 5 estrelas Michelin. Responsável por levar os recados aos hóspedes, ele passa os seus dias subindo e descendo as escadas para atender a todos. Apesar de sua função ser cansativa, Leo não faz corpo mole para o trabalho e atende um chamado do Barão, um dos residentes mais famosos do hotel.
Por mais que seja discreto, o garoto avista outro homem no quarto, a quem passa a chamar de “índio”. O homem, que lavava as mãos, foi visto através de um espelho. Após o encontro, Leo volta ao trabalho e, a pedido do Barão, precisa retornar ao quarto. E é aí que tudo muda.
Perspicaz, o garoto então percebe que há um corpo morto embaixo da cama do Barão. Não leva muito para que Leo o identifique como o “índio”. Assustado, o garoto pede ajuda a Guima, o grande amigo que conseguiu para ele o emprego. No entanto, Guima não leva o relato a sério e diz para o garoto esquecer o acontecido.
Leia também: Podcasts trazem interatividade para o mundo dos livros
A jornada de Leo
Tendo certeza do acontecimento, Leo embarca em uma perigosa aventura para descobrir a verdade. Tudo seria mais fácil se o Barão não fosse um homem famoso por seus atos de caridade. Amado por toda a cidade, ele é bem-visto também pela polícia, que não acredita nem por um segundo nas falas de Leo.
Sem sinal do corpo e sem o apoio das autoridades, o jovem é incriminado e precisa fugir enquanto busca provar sua inocência. Em uma trama repleta de segredos e reviravoltas, Leo conta apenas com a ajuda da própria família e de Guima. Sabendo que não pode simplesmente ignorar o que aconteceu, o garoto embarca nessa aventura mesmo que possa custar a própria vida.
Impressões sobre o livro
“O Mistério do 5 Estrelas” é um livro pequeno, de leitura rápida, que prende o leitor logo no início. A empatia por Leo e seu dilema é quase imediata. No entanto, alguns pontos me chamaram a atenção e fizeram com que a leitura não fosse tão prazerosa.
Por mais que a obra tenha sido idealizada e escrita em outro momento, vale ressaltar que alguns termos preconceituosos são usados durante toda a narrativa. Apesar de apresentar um suspense bem trabalhado e leve, o autor também reforça estereótipos e usa termos gordofóbicos para descrever seus personagens.
O constante uso de palavras negativas para descrever o Barão tornou a leitura desconfortável. Aliás, os personagens só chamam o homem por esse apelido justamente porque ele é gordo. Em determinado momento, o autor diz que o personagem pegou “as suas banhas”, de forma extremamente pejorativa.
Outro ponto negativo em relação ao reforço de estereótipos aparece quando Leo se refere ao homem no quarto do Barão. O autor descreve os traços do “índio” de forma pejorativa, até esclarecer a descendência do personagem. Eu entendo o contexto em que a obra foi lançada, mas esses pontos me incomodaram enquanto leitora e mulher gorda.
Apesar disso, a obra diverte, instiga e conquista leitores de todas as idades. Não há pontas soltas, no entanto, o final deixa alguns temas em aberto, criando um gancho para os demais volumes.
Este é o primeiro livro de uma quadrilogia, e o autor deixa claro que ainda explorará muito nos próximos volumes. A edição comemorativa exibe uma estética perfeita, honra o legado de Marcos Rey e celebra seus cem anos de história, reafirmando a relevância do autor para a literatura brasileira mesmo após tanto tempo.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.
Crédito: Amazon