“Ou isto ou Aquilo” foi organizado por Walmir Ayala e reúne diversos poemas de Cecilia Meireles. Nesta coletânea encontramos poemas que nos falam sobre a vida e sobre as coisas simples do cotidiano. A torrada que cai no chão, o sonho de conhecer a lua e até mesmo a difícil missão de ter que escolher entre isso ou aquilo…
Falando assim pode parecer algo bobo ou mesmo chato, mas não podemos nos esquecer que todas essas coisas são contadas através das palavras e dos olhos de Cecilia e que a poetisa tinha um olhar doce. É como se ao abrir o livro, mergulhássemos em um mundo completamente diferente, mágico, onde é fácil se encantar com os detalhes. Nesse mundo as surpresas vem dos lugares mais simples e a imaginação é a regra.
Em “Ou isto ou Aquilo” encontramos desde os poemas clássicos como “As meninas” onde conhecemos Arabela – que abre a janela- até poemas menos famosos como “O vestido de Laura” – que tem três babados, todos bordados.
Para além de toda beleza e filosofia que os poemas carregam, esse livro marca também um momento histórico no universo dos poemas infantis. Ao criar poemas que não seguem a regras pré-estabelecidas, Cecilia quebra com o padrão da época. Trazendo sofisticação para o universo infantil e mostrando que o simples não precisa ser simplório.
Sobre a Edição comemorativa de 60 anos
Essa edição é lindíssima, é possível perceber o cuidado e o carinho da equipe em cada detalhe. A começar pela capa, que tem detalhes em tecido e pelas folhas impressas em papel fotográfico com bordas prateadas. Confesso que fiquei encantada antes mesmo de abrir.
As ilustrações são uma obra de arte à parte. Cada página mais encantadora que a outra. Por meio de técnicas de aquarela, Odilon Moraes passeia entre o lúdico e o concreto, traduzindo em cores e formas toda leveza e força dos poemas. Para as crianças esse será com certeza o ponto alto da edição.
“Ou isto ou aquilo” é livro gostoso de se ler, e pode ser apreciado tanto por crianças quanto por adultos. Inclusive se você é um adulto, ler esse livro com as crianças pode ser uma experiência bem legal.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.