O que pensar sobre o novo Resident Evil Survival Unit e o que os desenvolvedores contam sobre o que vem por aí
Entre estandes lotados e muita expectativa, um dos espaços que mais chamou atenção na BGS 2025 deste ano foi o de Resident Evil Survival Unit. A curiosidade era inevitável afinal, estamos falando de uma das franquias mais icônicas dos games se aventurando em um formato novo.
Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o novo título mobile da icônica e amada franquia de terror da Capcom. Desenvolvido pela Joycity Corporation em parceria com a Aniplex Inc., o jogo promete levar o universo de Resident Evil para uma experiência nova combinando o clima de sobrevivência e teror característico da série com elementos de estratégia tática.
Gameplay e primeiras impressões
Ao jogar a demostração, a sensação imediata foi de familiaridade, mas com um toque inesperado. Visualmente, o jogo é bonito, detalhado e traz uma ambientação que remete aos clássicos da franquia.
É curioso como, mesmo sendo um título mobile, ele consegue capturar aquela atmosfera densa e um tanto claustrofóbica dos primeiros Resident Evil. As câmeras fixas, os ângulos bem posicionados e os corredores estreitos te fazem lembrar, de cara, dos jogos mais antigos da série.

A demo disponível era curta, mas o suficiente para entender o tom que o jogo quer seguir. Survival Unit aposta em uma jogabilidade que mistura gerenciamento estratégico e exploração. O jogador vai comandar uma equipe de sobreviventes em meio ao caos de Raccoon City. Foi possível sentir que o foco aqui não é sair atirando em tudo que se mexe e que vai ser necessário um pouco mais de planejamento, o que honestamente acho uma proposta mais interessante.
Apesar do foco estratégico, a demo também mostrou pequenos momentos de ação e enigmas simples, nada muito complexo, mas o suficiente pra despertar aquela nostalgia dos puzzles clássicos da franquia. E é exatamente aí que o jogo acerta: ele parece entender que Resident Evil não é só sobre a ação no horror, mas sobre ritmo e atmosfera.


Gameplay Resident Evil Survival Unit | Créditos: Capcom/JoyCity
Ainda há muita coisa que não foi possível testar, como o sistema de progressão, o multiplayer e o gerenciamento mais profundo da base, mas o que vimos já foi o bastante pra imaginar o potencial do projeto. Confesso que, apesar de ser um jogo mobile, foi interessante a experiência e definitivamente me deixou curiosa para saber como vai ser no seu lançamento.
Entrevista com desenvolvedor do Resident Evil Survival Unit na BGS 2025
O novo título da franquia, atraiu olhares curiosos e apaixonados para o estande na BGS. Sendo assim, conseguimos uma entrevista exclusiva com Jay Park, um dos desenvolvedores envolvidos diretamente no projeto.
Jay Park compartilhou conosco mais sobre a produção do jogo, os desafios de adaptar a essência de Resident Evil para o formato mobile e os planos ambiciosos que podem levar o jogo ainda mais longe. A seguir, você confere os principais trechos dessa conversa:
Resident Evil já é uma franquia bem estabelecida no mercado. Agora, indo para o mobile, o objetivo é atrair novos fãs ou agradar os antigos?
Na verdade, queríamos atrair os dois. Tanto para os fãs mais antigos, que já conheciam a franquia antes, quisemos manter essa originalidade dentro do jogo mobile , quanto para o público que não conhece Resident Evil e não é muito familiarizado com a série. Queremos que esse público também possa se acostumar e se interessar. Por exemplo, quem já jogava jogos mobile pode conhecer a franquia sob uma nova ótica.
Qual foi a decisão mais arriscada ou corajosa para esse jogo vir a existir?
Como o próprio gênero do jogo é sobrevivência e terror, ele já traz esse desafio, porque nos consoles e computadores, com telas muito maiores, é mais fácil sentir o medo e o terror. No celular, isso é mais difícil. Então, durante o diálogo com a Capcom, demos bastante insights e focamos na ideia de sobrevivência para intensificar essa sensação de terror no mobile.
Vimos que já há personagens bem famosos, como Leon e Claire. Pretendem adicionar mais personagens ou vão focar apenas nos principais?
[…] Além dos que já foram divulgados por meio de imagens no lançamento global, já teremos mais personagens. Também estamos planejando lançar novos nas atualizações regulares, incluindo personagens que podem ser considerados secundários, mas que têm um papel importante na história.
Se quiser conferir a conversa completa com o desenvolvedor Jay Park, é só acessar nosso canal no YouTube. Lá você encontra a entrevista na íntegra, com todos os detalhes sobre o desenvolvimento de Resident Evil Survival Unit e o que podemos esperar do futuro do novo jogo da franquia.
Lançamento de Resident Evil Survival Unit
Embora a data oficial de lançamento ainda não tenha sido revelada, Resident Evil Survival Unit está previsto para chegar aos dispositivos móveis em algum momento de 2025. Há uma expectativa em torno do título, tanto pela proposta diferente quanto pelo envolvimento direto da Capcom.
Resta agora acompanhar os próximos anúncios e torcer para que Survival Unit chegue em breve às mãos dos jogadores.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.