Na terça-feira (24/10), a Netflix anunciou que o documentário Retratos Fantasmas estará disponível em seu catálogo. A obra brasileira conta com direção do renomado cineasta Kleber Mendonça Filho, que também dirigiu Bacurau. Além disso, o longa foi selecionado para representar o Brasil no Oscar 2024, na categoria de Melhor Filme Internacional. Inclusive, a produção gira em torno na rotina de ida ao cinema no centro de Recife durante o século XX.
Diante disso, nos cinemas, o documentário agradou os críticos depois da temporada de festivais nacionais e internacionais. Dentre eles, a 76ª edição do Festival de Cannes, em maio, festival em que fez sua estreia oficial.
O longa é uma produção da Cinemascópio, além de ser coproduzido e distribuído pela Vitrine Filmes. Dessa forma, Retrato Fantasmas conta a história da relação do diretor com os cinemas de rua de Recife-PE, quando era jovem. Além disso, o longa também visa mostrar como os cinemas foram importantes para sua formação como cineasta e traz uma importante reflexão sobre a sociedade.
“Depois de uma trajetória incrível no cinema, com mais de 80.000 espectadores e 10 semanas em cartaz, é muito bom saber que ‘Retratos Fantasmas’ vai agora chegar a um novo público, e especialmente pessoas que não têm acesso à sala de cinema em suas cidades. Ficamos felizes também de poder apresentar o filme na Netflix numa nova master em HDR e Dolby Atmos, nos mais altos padrões de imagem e som em streaming”.
Kleber Mendonça.
Mais informações sobre o filme Retratos Fantasmas
Durante sete anos, o longa-metragem foi realizado com diversas pesquisas e filmagens e com o material de arquivo, incluindo fotos e imagens em movimento encontrados em acervo pessoal e na Cinemateca Brasileira.
Como parte do elenco de convidados, atores aclamados do cinema mundial estão presentes, assim como Sonia Braga, Tony Curtis, Janet Leigh, e o jornalista Joselice Jucá, pai de Kleber Mendonça Filho.
Por fim, o documentário Retrato Fantasma estará na Netflix no dia 2 de novembro. Agora, confira abaixo o trailer do filme:
Matéria escrita por Redatora em experiência sob supervisão de Daniel Peres.