Atualmente, animes como Bochi The Rock, Given e Girls Band Cry são exemplos de sucesso de animações de banda, porém anos atrás tivemos Beck, no qual foi determinante para o gênero nos animes.

Beck: Mongolian Chop Squad é um anime de drama musical baseado no mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado por Harold Sakuishi. Originalmente publicado entre 1999 e 2008, o anime saiu no Japão de outubro de 2004 a março de 2005, totalizando 26 episódios. O anime é a adaptação da história de Koyuki Tanaka, um adolescente comum que entra no mundo do rock depois de conhecer Ryuusuke Minami, um guitarrista talentoso, e se junta à banda Beck, uma banda de rock que busca alcançar o sucesso.

Leia também:
Beck: um anime para celebrar o Dia Mundial do Rock

Principais Temas e Música

A música é o núcleo da trama e serve como uma linguagem universal que conecta os personagens, cada um com suas próprias lutas internas. Koyuki, um garoto tímido e sem grandes perspectivas, encontra na música um meio de expressar seus sentimentos e crescer como pessoa, especialmente ao se tornar o vocalista da banda Beck.

Referências Musicais

Um dos maiores destaques de Beck é a incrível quantidade de referências a ícones do rock. O anime faz homenagens diretas a diversas figuras e bandas clássicas, com as quais muitos fãs de rock podem se identificar. Aqui estão algumas das principais:

  1. The Beatles: Uma das referências mais óbvias e significativas em Beck é a inclusão dos Beats, uma paródia dos Beatles. Além disso, o próprio nome da banda “Beck” faz alusão ao famoso músico Beck (Jeff Beck). Mas também evoca a ideia de uma jornada musical influenciada por grupos como os Beatles, que revolucionaram o rock. O nome de Koyuki, por exemplo, também lembra o estilo musical britânico. Além disso, uma das cenas mais memoráveis do anime, acontece em um festival onde a banda toca a música I Got a Felling dos Beatles.
  2. Led Zeppelin: Uma das primeiras músicas que a banda Beck toca é uma versão da canção “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin, um dos maiores clássicos do rock. Isso ajuda a estabelecer o tom do anime, sinalizando o quanto o rock clássico influencia a formação e o estilo da banda fictícia.
  3. David Bowie: Algumas canções da banda Beck, especialmente aquelas que Koyuki interpreta, fazem referência ao estilo experimental e à teatralidade de David Bowie, que também teve um impacto marcante no rock dos anos 70 e 80. A música e a atitude de Beck passam por transformações ao longo da série, refletindo uma busca por inovação e expressão artística, tal como Bowie fez em sua carreira.

Músicas Originais e Covers

Uma das características mais notáveis de Beck é a música original criada para a série, que mistura elementos de rock clássico e moderno. As canções da banda Beck, como “Hit in the USA” e “Spice of Life”, são compostas com influências do rock de várias épocas. Fazendo com que muitas delas soam como algo que poderia facilmente ser encontrado em álbuns de bandas reais.

Além disso, Beck também apresenta covers de músicas populares, como a já mencionada “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin e “My Generation” do The Who. Essas versões são apresentadas com o estilo único da banda e servem para consolidar o tom do anime como uma verdadeira homenagem ao rock.

Live Action e “sucessor espiritual”

Imagem:

Beck ganhou um filme Live-Action japonês em 2010, no qual condensa toda história retratada no anime para um filme de 2 horas e 25 minutos. O publico japonês criticou de forma positiva o longa no qual teve boa recepção, assim o ponto negativo ficou pelo ritmo acelerado do filme em tentar condensar todas as histórias e relações que tem mais profundidade no material original.

Por fim, Beck: Mongolian Chop Squad é uma obra que não apenas conta a história de uma banda tentando alcançar o sucesso, mas também faz uma celebração do rock e suas influências, seja através das referências a ícones como The Beatles, Led Zeppelin, The Who, David Bowie ou Nirvana, ou pela forma como a série integra a música como parte vital da jornada emocional dos personagens. A música e as referências ao mundo do rock são essenciais para a narrativa e para a construção de um anime que, para muitos fãs, se tornou uma verdadeira carta de amor ao gênero musical.

Infelizmente o anime não se encontra disponível em nenhuma plataforma aqui no Brasil. Porém temos uma ótima noticia dessa semana para os fãs do anime. O autor Harold Sakuishi anunciou que irá lançar um novo mangá chamado The Band que irá estrear no final do ano. A história claramente é muito parecida com Beck, acompanhando um jovem que tem a vida transformada após encontrar uma guitarra.

Imagem: Monthly Shonen Magazine da Kodansha

Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.