Uma dos lançamentos mais aguardados da Netflix chegou na plataforma, a série 1899. A produção é trabalho dos mesmos criadores da série Dark, também da Netflix. Baran bo Odar e Jantje Friese conquistaram os assinantes da plataforma com suas produções, e a nova série também traz a ficção científica como gênero principal.
A primeira temporada da série foi lançada dia 17 de novembro e grande parte dos assinantes maratonou no mesmo dia. Agora, resta aos espectadores aguardar o anúncio da segunda temporada.
SINOPSE
Dos mesmos criadores da aclamada série Dark, 1899 acompanha os tripulantes do navio Kerberos, formado por imigrantes de diversas nacionalidades, tentando buscar uma vida melhor na cidade de Nova Iorque no final do século XIX. Mas essa intensa viagem pelo Oceano Atlântico muda completamente após o encontro com outra embarcação à deriva, o navio Prometheus que estava desaparecido há anos. Logo, coisas estranhas começam a acontecer criando uma crescente tensão entre todos à bordo. Os passageiros da embarcação passam a ter experiências anormais e inexplicáveis, perdendo completamente o senso entre a realidade e a loucura. Tentando desvendar o que está acontecendo, Eyk Larsen (Andreas Pietschmann) se junta a outros tripulantes para investigar os segredos escondidos naquela região. 1899 leva o público por uma trama imersiva cheia de reviravoltas e constantes mistérios.
Roteiro
O roteiro viciante da série prende o espectador em todos os episódios. Apesar do andamento da série parecer lento, a história se liga a cada nova cena. Os mistérios que rodam a trama fazem os assinantes criarem várias teorias para descobrir a verdade.
As primeiras cenas já mostram que há um grande mistério acontecendo. Os protagonistas Eyk e Maura logo se unem desconfiando de que algo estranho aconteceu, mas o lado de Maura está cada vez mais suspeito. Ao decorrer da série, Maura começa a perceber que muitas coisas começam a envolvê-la, ao mesmo tempo que todos parecem estar conectados.
Ao longo da série, coisas estranhas começam a acontecer no navio. Mortes inexplicáveis, conversas suspeitas, passageiros estranhos e memórias alteradas vão fazer parte da primeira temporada da série. No início, o roteiro pode parecer sem ligação, mas no final tudo promete se conectar.
Teorias
Cada episódio de 1899 entrega uma pista sobre o que pode estar acontecendo. A Netflix divulgou a série com a frase “nada é o que parece”, e isso deixa a produção ainda mais grandiosa. Todos acontecimentos estão de alguma forma conectados, e todos os passageiros também estão.
A segunda temporada deve explorar as novas teorias e responder as respostas dos fãs. Na série, desde o primeiro episódio é possível teorizar o que está havendo, entretanto, nada faz sentido.
Por fim, a série possui grande potencial para ser mais um grande sucesso da Netflix. Dark, lançada em 2017, conquistou os assinantes com suas teorias brilhantes que no final se conectaram. Assim, 1899 deve caminhar no mesmo caminho de sucesso na ficção científica.
Recentemente, uma quadrinista brasileira afirmou que a série estaria plagiando seu trabalho, mas a informação ainda está sendo verificada.