Jogamos “9 Years of Shadows“, game no estilo metroidvania, da Halberd Studios, onde a personagem principal precisa de salvar o seu mundo de uma maldição. O jogo saiu primeiro para PC e recentemente para Nintendo Switch.
Para quem não sabe, “metroidvania” é um subgênero de videogames de ação e aventura que combina elementos de exploração e plataforma com características típicas das séries Metroid e Castlevania. Dentre as características principais desse subgênero temos a exploração não linear, melhorias do personagem e novas habilidades, batalhas contra chefes, sistema de exploração de mapas, dentre outros.
Conheça o jogo:
A história de “9 Years of Shadows”
Um sombra horrível causou estragos na terra fazendo com que o mundo fique em desordem já há 9 anos graças. As cores das coisas desapareceram do reino, deixando o mundo em completar escuridão. Nesse ínterim, a jovem heroína, Europa, treina há anos e pega sua alabarda para enfrentar o Castelo Talos, onde reside a causa da maldição.
Entretanto, apesar de seus esforços, ela não consegue. Prestes a desistir de tudo e assumir a sua derrota, ela é salva pelo mais fofinho dos heróis, um ursinho de pelúcia chamado Apino. Após ser resgatada, a cor das coisas retornou, fazendo com que Europa ganhe forças para tentar prosseguir com sua luta contra a escuridão. Mas para isto, ela tem um castelo inteiro para explorar, encontrar novas habilidades para ficar mais forte e tudo isso com um ursinho pelúcia ao seu lado.
Um jogo pixel art maravilhoso e nostálgico
O jogo ocorre dentro de Talos, a fortaleza labiríntica. O castelo é repleto de cores e detalhes, tanto em termos de design de cenário quanto de pixel art, sendo encantador de se admirar. A pixel art lembra a era dos 16 bits, trazendo aquela nostalgia dos jogos antigos. A fortaleza possui diversos ambientes como corredores bem decorados, grandes teatros, passando por cavernas e masmorras sinistras trazendo aquele gostinho de Castlevânia e mostrando a grandiosidade do mapa.
A trilha sonora é outro ponto que precisa de destaque com seu tom cativante. Ela contribui perfeitamente com a imersão, fazendo com que tenhamos uma experiência mais completa ao jogar 9 Years of Shadows.
Jogabilidade
Em “9 Years of Shadows” você desbloqueará diferentes armaduras enquanto joga, cada uma com uma habilidade que irá te auxiliar em situações que antes você não conseguiria passar. Dentre as armaduras temos a armadura de água que permite nadar; armadura de fogo que permite que você se mova em condições de calor extremo; e assim por diante. Cada um deles também recebe uma atualização adicional que permite mudar de forma: a armadura de água simplesmente permite que você ande debaixo d’água, mas como sereia você pode nadar e até pular da água. Transforme-se em uma cobra com a atualização da armadura terrestre e você poderá rastejar por passagens estreitas. Existem também desbloqueios de habilidades como salto duplo, mergulho para lançar inimigos e outros que melhoram a versatilidade de um projétil mágico para acertar interruptores distantes.
O mapa não é tão extenso quanto alguns outros jogos, mas dá para aproveitar ao máximo os maiores pontos fortes do jogo.
Vale a pena jogar “9 Years of Shadows”?
9 Years of Shadows é uma aventura maravilhosa. Certamente é um jogo que se deve ter na coleção. Para os fãs desse estilo, é uma obra de arte nostálgica e fascinante. A sinergia dentro do jogo é muito legal, dá para perceber que foi bem construído, de modo a aproveitar o máximo que o jogo pode oferecer.
O jogo não é difícil, mas traz certo desafio ao gameplay, o que não é impossível de se fazer. Desse modo, ele traz de volta aquela abordagem rápida e fluida dos jogos de 16 bits, apenas com uma camada de tinta moderna.
Por fim, continue acompanhando nosso site e redes sociais para mais novidades sobre o mundo geek.